Um prato que se come frio

Dizem que a vingança é um prato que se come frio. Eu não poderia usar melhores palavras. A vingança, para fazer um efeito estrondoso de verdade, precisa ser bem pensada, planejada. Pessoas apressadas raramente conseguem se vingar. Apenas quem tem sangue frio o suficiente para deixar seu inimigo pensando que venceu consegue arquitetar uma boa vingança.
Porque o legal da vingança é isso: assistir - com direito à balde de pipoca e tudo - seu inimigo dando gritos de alegria e pulos de vitória, contando vantagem pra todo mundo e dizendo o quão estúpido você é e como foi fácil te vencer. Enquanto seu inimigo se regozija e comemora uma falsa e ilusória vitória, você está lá, vendo tudo de primeira fileira, arquitetando seu próximo passo e esperando sua deixa. Permitindo que seu inimigo se enrede cada vez mais nessa teia invisível que é a vingança.

O que acho mais engraçado na vingança é quando seu inimigo percebe que você está arquitetando algo e se passa por vítima: "Ela me odeia, ela quer se vingar de mim!", mas ele não percebe que aos poucos está se enredando em suas próprias palavras. Porque, para alguém querer se vingar de alguém é porque esse alguém fez algo muito mau para essa pessoa que almeja por vingança, sendo assim a pessoa que é o alvo da vingança não é a vítima, mas o agressor, que será punido de forma concernente aos seus atos malévolos de outrora.

Ah sim, a vingança é um prato que se come frio; e que prato delicioso ele é! Exige muita paciência - é verdade - mas nada que não seja abundantemente recompensador no futuro. A vingança tem de ser milimetricamente arquitetada, a ponto de fazer até mesmo demônios sentirem calafrios. Esse é o objetivo.

(Mia Sodré é ótima em arquitetar vinganças)

Tumblr_ln5b0b3jmh1qk5yzoo1_500_large
Elvis Presley: um cara que sabia se vingar (apesar de se meter em encrencas por isso)

Amigo-ex

E sempre tem aquele amigo-ex. Quase toda menina tem e se ainda não tiver, pode saber: um dia terá. O amigo-ex não é bem um amigo, afinal, ele já foi um namorado, então o clima pode ficar estranho às vezes. E a probabilidade de ele voltar a ser um namorado é de praticamente zero, porque, se é ex é porque já não deu certo. Não tem como. Sempre vai haver marcas, ele sempre vai achar que conhece você melhor do que ninguém e todo mundo sabe que isso é um saco.

É claro que às vezes - quando você está sozinha em noites de Sábado - você pensa: "por quê não? Por quê eu terminei com ele, afinal, ele era tão legal, nós nos divertíamos tanto?" Mas não caia nessa. O passado tem motivos para ficar no passado e não voltar nunca mais. Ainda mais se o passado atender pelo nome de "ex-namorado". Isso é uma praga, e temos de exterminá-lo de nossas mentes.

Há várias formas de exterminar um ex-namorado/amigo-ex da sua cabeça:
• você pode arranjar um novo ex.
Porquê isso não dá certo: você acabou de sair de uma relação. Um novo cara só vai te deixar confusa, irritada e com vontade de quebrar a cada do coitado (ou não tão coitado assim, dependendo do caso). Como você ainda não superou o amigo-ex, esse novo namorado só vai trazer problemas porque não importa o que ele faça, ele sempre será apenas um babaca que você usou para tentar tapar um buraco.
• Você pode tentar voltar com o ex.
Porque isso não dá certo: se o amigo-ex se tornou um ex, é por algum motivo. A relação já está desgastada, o otário vai achar que te conhece melhor do que ninguém (o que nunca é verdade, porque se te conhecesse tão bem não teria te deixado terminar com ele) e pior: vai ficar contando vantagem pra todo mundo de que você não vive sem ele. Ou seja: vai te dar motivos pra odiar ele e terminar de novo.
• Você pode ignorar ele.
Porquê não funciona: assuntos mal resolvidos costumam permanecer em nossas mentes até que achemos uma solução para eles. Você vai continuar pensando no respectivo.
• Você pode ir viver sua vida.
Porquê não funciona: na verdade, funciona. Mas você ainda vai pensar nele eventualmente, e vai sentir saudade. Mas quando isso acontecer a solução é fácil: lembre-se dos piores momentos. Lembre-se do porquê terminaram. Tenha em mente as piores coisas a respeito dele, e prometa para si mesma nunca mais retornar ao passado. Etapa concluída, o resto é fácil:
• coloque uma música que externe sua raiva por não conseguir esquecer o desgraçado;
• se arrume;
• saia por aí, faça novos contatos;
• não arrume outro até que você tenha esquecido esse;
• faça um blog e escreva sobre isso antes que você comece a ficar maluca.

É basicamente isso. Cuide de si mesma. E corte relações com o imprestável que não sai da sua cabeça até que ele saia. (E antes que você comece a querer contar vantagem, até porque eu sei que você não sai do meu blog, não Eddie, isso nunca poderia ser escrito pra você porque você não passou do produto do meu mais puro tédio.)

(Mia Sodré está cada dia mais ácida)

Tumblr_lrd49yi9tm1qeezxio1_r1_1280_large

I want it all

Quero crescer. Quero ser criança. Quero sorvete em dia de chuva e uma capa amarela pra colher margaridas. Quero chorar de alegria, quero riso solto e uma brisa de liberdade. Quero toda a liberdade do mundo. Quero tudo e quero agora. Quero hora do recreio sem hora pra voltar, correr no parque e andar de balanço em uma praça. Quero a alegria de viver a vida sem intervenções de dramas passados. Quero o passado bem distante, o presente envolvente e o futuro, deslumbrante! Quero um arco-íris no meu jardim e um pássaro cantando apenas para mim. Quero me mover na velocidade da luz, sem fazer cena para quem passa. Quero apenas ser eu e quero que isso baste. Quero a vida de uma forma colorida.

Quero me ver livre dessa agonia de viver sem ver a vida. Quero um anel que represente comprometimento, sem cobranças ou envolvimento. Quero um despertador de pelúcia, uma cama de algodão-doce e pantufas do Pernalonga. Quero sorrir todos os dias pras pessoas que permanecem em minha vida. Quero abrir minha janela e saudar os raios do Sol que gentilmente acaricia meu rosto a cada amanhecer. Quero você ao meu lado até enjoar.

Quero Londres, Paris, Toscana e San Francisco. Quero Califórnia, Grécia, e Suíça. Quero documentários, fotos, revistas e colunas. Quero algo fabuloso, esplêndido, novo e meio bagunçado. Quero tudo que eu puder ter em uma vida apenas, porque a verdade é que uma vida é muito pouco para ser vivida; mas é o que temos. Quero colorir a alma com as cores do arco-íris e sair voando como uma águia. Quero menos decisões, mais diversão, mais fome e menos quilos. Quero uma textura vermelha na parede do meu quarto. Quero ser inspiradora. Quero...

(Mia Sodré quer coisas demais para uma pessoa só)

Tumblr_lqhlvslsga1qgdbkwo1_500_large
 
Wink .187 tons de frio.