Desafio: 50 livros de 1900 para ler antes de morrer

Vocês sabem que eu não resisto a um desafio, né? Ainda mais se o desafio em questão for literário. Gente, não tem como. Eu simplesmente AMO ler. Se tem uma coisa que não mudou em mim ao longo de mais de duas décadas de vida é a paixão pela literatura - em geral, leio desde romances até ficção científica e adoro tudo, desde que seja bem escrito.

Aí que a dona Duds e a dona Nina criaram esse mega desafio que consiste em uma listinha de 50 livros escritos nos anos 1900 para ler em 1 ano. 

A ideia é ler um livrinho por semana - veremos como se dará esse processo - e escrever um comentário sobre ele no blog. Precisa ser resenha? NÃO PRECISA. Resenha é algo formal demais, não é necessário pra blog não-literário. Mas um comentário do livro, de como fluiu a leitura - ou não - e do que ficou na mente da pessoa leitora é sempre interessante.

Alguns desses eu já li, mas não vou tirá-los da lista: bora relê-los! Pelo que vi, não tem nenhum livro ruim - exceto Lolita, mas não é ruim pela escrita, e sim pela temática; na verdade, a escrita do Nabokov é muito bem trabalhada -, portanto não será nenhum suplício. Ó que listinha bonita:

1. Minha querida Sputinik, do Haruki Murakami
2. Os anéis de Saturno, do W. G. Sebald
3. Trainspotting, do Irvine Welsh
4. Os vestígios do dia, do Kazuo Ishiguro
5. Agência de investigações holísticas Dirk Gently, do Douglas Adams
6. O amor nos tempos do cólera, do Gabriel García Márquez
7. A lista de Schindler, do Thomas Keneally
8. O livro do riso e do esquecimento, do Milan Kundera
9. O iluminado, do Stephen King (resenha)
10. A hora da estrela, da Clarice Lispector
11. Admirável mundo novo, do Aldous Huxley (resenha)
12. Adeus às armas, do Ernest Hemingway (resenha)
13. Vidas de raparigas e mulheres, da Alice Munro
14. Ulisses, do James Joyce
15. 2001: uma odisseia no espaço, do Arthur C. Clarke
16. Contato, do Carl Sagan
17. O sol é para todos, da Harper Lee (resenha)
18. Pé na estrada, do Jack Kerouac
19. Fundação, do Isaac Asimov
20. Entre os atos, da Virginia Woolf
21. Ter e não ter, do Ernest Hemingway
22. Nas montanhas da loucura, do H. P. Lovecraft
23. O grande Gatsby, do F. Scott Fitzgerald
24. Perfume, do Patrick Süskind
25. Neuromancer, do William Gibson
26. O cão dos Baskerville, do Sir Arthur Conan Doyle
27. Os embaixadores, do Henry James
28. Morte em Veneza, do Thomas Mann
29. O assassinato de Roger Ackroyd, da Agatha Christie
30. O sol também se levanta, do Ernest Hemingway
31. Suave é a noite, do F. Scott Fitzgerald
32. Trópico de câncer, do Henry Miller
33. Sem olhos em Gaza, do Aldous Huxley
34. Vidas secas, do Graciliano Ramos (resenha)
35. Ficções, do Jorge Luis Borges
36. Eu, robô, do Isaac Asimov (resenha)
37. O apanhador no campo de centeio, do J. D. Salinger
38. O mensageiro, do L. P. Hartley
39. O senhor das moscas, do William Golding (resenha)
40. Lolita, do Vladimir Nabokov
41. Bonequinha de luxo, do Truman Capote
42. A cidade e os cachorros, do Mario Vargas Llosa
43. Laranja mecânica, do Anthony Burgess
44. Um estranho no ninho, do Ken Kesey (resenha)
45. A redoma de vidro, da Sylvia Plath (resenha)
46. Cem anos de solidão, do Gabriel García Márquez
47. O chefão, do Mario Puzo
48. As horas, do Michael Cunningham
49. Mrs. Dalloway, da Virginia Woolf
50. Mulheres apaixonadas, do D. H. Lawrence

De modo que o objetivo é ter lido todos esses 50 livrinhos até Agosto do ano que vem. Estou com medo de Ulisses - aquele, do James Joyce, que tem 958 páginas -, me socorram!

3 comentários

  1. PEOWWWWW, já li o primeiro da lista e AMEI ♥

    ... e pelo visto foi só.

    Shame on me.

    ResponderExcluir
  2. Como eu já tenho um livro de 50 livros pra ler, não farei esse pelo menos por enquanto hahaha, mas tem alguns titulos que me interessaram e que vou ler independente, o legal dessas listas é que mesmo que a gente não faça o desafio em si tá recheado de dicas que pelo visto valem muito a pena!

    beijo!

    ResponderExcluir
  3. De todos os livros que você citou (escolhas ótimas), eu também quero ler Trainspotting, Admirável Mundo Novo, O amor nos tempos do cólera, O apanhador no campo de centeio, Lolita e Laranja Mecânica. Olha, muitos livros. Não duvido que você consiga, são livros envolventes, eu gostei muito de O grande Gatsby e muita gente falou muito bem de Ficções (que eu, inclusive, também quero ler, mas ainda não achei pra comprar). Enfim, acho que até vou tentar fazer algo parecido, mas com um número menor de livros, pois estou passando por um bloqueio. Seus posts de agosto são amor, beijos <3

    ResponderExcluir