Um robô não pode ferir um ser humano

Eu, Robô 
Isaac Asimov
Editora Ediouro
318 páginas
Ano de publicação: 1950 
Sobre o que é: um repórter entrevista a robôpsicóloga Susan Calvin, uma das maiores especialistas em robótica no mundo. A entrevista se divide em nove histórias, cada uma narrando a trajetória não apenas de Susan, mas da inserção dos robôs nas vidas dos seres humanos. Estamos em 2060 e a sociedade está completamente modificada com robôs positrônicos em vitais posições. A doutora Calvin é uma senhorinha de 75 anos que já está cansada de toda sua vivência na robótica, mas que ainda se dispõe a sentar, tomar um chazinho com um repórter e contar suas historinhas de ~pequenos problemas~ que aconteceram envolvendo robôs.

Por que ele é bom? ASIMOV. ROBÔS. AS TRÊS LEIS DA ROBÓTICA. EU SOU AQUARIANA. E INTP. Perceberam as relações? Pois então. Titia Mia vai explicar para os desentendidos em sci-fi: Isaac Asimov, esse russo naturalizado norte-americano maravilhoso, não apenas escreveu ficção científica de uma forma "atual" e válida - mesmo mais de 50 anos passados - como também criou as três leis da robótica, aplicadas até os dias de hoje. BOOM. O cara não se contentou em ser """"apenas"""" um escritor e pai da robótica: foi também bioquímico. E vocês aí dizendo que humanas e exatas não combinam, né? VEJA SÓ COMO SÃO AS COISAS.

Mas okay, momento fangirl desativado - mentira, mas finjamos que sim. O fato é que: o livro é uma série de contos - 9 ao total - sendo que cada um tem um condutor a outro. Eles não são apenas contos soltos e eu amei isso! Geralmente, o que me irrita em livros de contos é justamente o fato de um não ter relação alguma com o outro, mas isso não ocorre nesse livro maravilhoso porque todos eles dependem um do outro e são narrados pela gentil, mas formal, senhorinha robôpsicóloga: Susan Calvin.

Inclusive: SUSAN CALVIN, MELHOR PERSONAGEM! QUE MULHER FORTE E MARAVILHOSA! QUERO SER ELA QUANDO CRESCER!


A progressão com que os robôs evoluem também é algo lindo de acompanhar. Fora o fato de que todos os contos são interessantes, Asimov não perdeu o ritmo de narração em nenhum deles.

Por que ele é ruim? ELE NÃO É RUIM, PELAMOR. Um dos melhores livrinhos que já li na vida, inclusive. Sem queixas.

Se eu recomendo a leitura? Não apenas recomendo como estou me perguntando o que você está fazendo aqui ao invés de ler essa maravilhosidade literária agora mesmo, hein.

Em um quote:
Primeira Lei da Robótica: Um robô não pode causar mal, ou por negligência, permitir que o mal aconteça a um ser humano.
Segunda Lei da Robótica: Um robô deve obedecer a um ser humano, a não ser que a ordem dada contrarie a Primeira Lei.
Terceira Lei da Robótica: Um robô deve preservar a sua existência, a menos que isso contrarie a Primeira e a Segunda Leis. (p. 9) 
P.S.: Menção honrosa para um conto que traz um dos melhores diálogos de toda a literatura: um robô que utiliza a lógica de Descartes. PURO AMOR. ♥

Este post faz parte do Desafio 50 livros de 1900 para ler antes de morrer. Confira aqui a lista com todos os títulos que lerei até sabe-se lá quando. \o/   

24 comentários

  1. Quanta animação heim. Rsrs
    Adorei ler sua resenha. Bem sincera e objetiva. Gosto disso. Mas no momento não me vejo lendo ele quem sabe futuramente. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Oi, como vai?

    Apesar da sua resenha ser maravilhosa e sua empolgação palpável, não me vejo lendo esse livro agora, no entanto, não descarto a possibilidade, por anotado a minha lista de leitura, pois, não conhecia o livro. Obrigada pela dica!

    http://www.cristinadeutsch.org/
    Saudações literárias.
    Beijos no ♥

    ResponderExcluir
  3. Oi, como vai?
    Apesar da sua resenha ser maravilhosa e sua empolgação palpável, não me vejo lendo esse livro agora, no entanto, não descarto a possibilidade, por anotado a minha lista de leitura, pois, não conhecia o livro. Obrigada pela dica!
    http://www.cristinadeutsch.org/
    Saudações literárias.
    Beijos no ♥

    ResponderExcluir
  4. Oiii, tudo bem?
    Que livro é esse gente? Fiquei completamente empolgada para realizar a leitura, gosto muito de robôs e queria ter uma coleção deles huahuaahuahaua amei a sua resenha, e sua empolgação me cativou bastante!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. O-M-G!!! eu amo sci-fi (tb sou aquariana, tb sou bioquímica) e como assim eu n li esse livro???!! Só digo, Asimov, seu lindo! Já joguei o livro na lista. Obrigada pela indicação e parabéns pela resenha, super empolgada, nos faz ter vergonha de não ter lido ainda... ;)
    To aqui imaginando um robô citando Descartes... meus deuses *_*

    ResponderExcluir
  6. Ooi, Mia! Eu nunca imaginei que esse livro pudesse ser bom hahahaha Mas com a sua resenha, vi que na verdade ele é bem diferente e parece ser muito bom mesmo. Não sou assim tão fã de robôs, mas acho que pra um cara que viveu em 1950, imaginar um futuro até plausível e inserir conceitos científicos numa obra literária é algo fantástico. Mas o que mais me deixou com vontade de ler foi a robôpsicóloga Susan Calvin. :)

    ResponderExcluir
  7. é minha leitura atual e posso dizer que estou curtindo bastante... mas estou lendo aos poucos, sem pressa... hehehe :D
    minha edição é da Aleph, mas acho essa pocket muito bonita...^^
    bjs...

    ResponderExcluir
  8. Oioi! Tudo bem?
    Nossa, nao conhecia o livro e achei bem legal.
    Nao sabia de nada do livro e fiquei surpresa, nao me vejo lendo, pois tem coisas que nao gosto mto e nao entendo mto as historias Sci-fi.
    mas ainda sim adorei conhecer mais do livro.
    Beijos

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  9. A capa da Aleph é lindaaaaaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir
  10. Hum fiquei na dúvida a respeito do livro, sua resenha está ótima, mas acho que a minha falta de familiaridade com o enredo fez com que não achasse interessante. Mas vou anotar a dica. Bjs

    ResponderExcluir
  11. Eu estou doida para ler novamente hahahahaha
    Já li 2x, mas é tão bom que pretendo ler muito mais..
    Amei sua resenha e amor pelo autor ahuhaiuhau

    ResponderExcluir
  12. Oie, Mia, tudo bem? Acho que não conhecia seu blog ainda e ele é lindo, parabéns. Já ouvi falar muito bem dele e agora, depois da sua resenha fiquei com mais vontade de ler ainda.

    ResponderExcluir
  13. Adoro gente empolgada com livros <3 haha Ai, Ficção científica não é minha casa, mas esse livro me chamou atenção. São contos, então não é aquela coisa pesaaaada pra ler. Eles tem relação, então deixa ainda melhor. O autor entende, de verdade, do que tá falando, não está apenas imaginando e inventando. Me convenceu! Adorei o livro :D E nem li ainda. hahah

    Bjs, Cass | www.livroseoutrascoisas.com.br

    ResponderExcluir
  14. Olá,

    Li está obra no ensino médio e adorei, realmente o livro sabe ser cativante, fico feliz que você também tenha gostado.

    Abraços
    oblogcaentrenos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Olá Mia, esse é um livro que esta na minha listinha de desejados, mesmo não curtindo muito livros de contos pelo mesmos motivo que você esse não parece que vai me incomodar *-* Espero em breve poder lê-lo *-*

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bem?
    Ok, entendi que você amou este livro :)
    Este livro parece ser bem interessante, não tenho costume de ler livros scifi, então acho que seria ótimo para sair da minha zona de conforto.
    Gostei muito da sua resenha, achei bem divertida!
    Beijos, Larissa (laoliphant.com.br)

    ResponderExcluir
  17. Oi, conhecia o livro mas nunca fui a fundo para saber sobre a história e para minha surpresa semana passada descobri em um vídeo no youtube que o livro é nada mais, nada menos do que alguns contos, e eu lenta achando que fosse uma história completa de ficção e tal. Aí depois dessa descoberta me animei mais, porque curto demais contos. Ele não seria um livro que eu devoraria para ser sincera, mas eu o pegaria para ser livro de cabeceira, onde eu leria aos poucos todos os dias, espero que eu o tenha em breve.

    bjs

    ResponderExcluir
  18. oi ^^
    eu vi o filme na época e achei bem interessante, inclusive nem sabia que existia um livro. quando fiquei sabendo fiquei louca pra ler, mas até agora não tive a oportunidade.
    pretendo ler em breve e espero gostar :) Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  19. Oi!!
    Nossa pela tua animação o livro é mesmo bom, mas não sei se seria uma leitura escolhida por mim. Vou esperar e ler mais alguns comentários sobre o livro. Eu assisti o filme e acho interessante, mas o livro acredito que não me envolveria tanto assim.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  20. Olá, gostei da resenha...eu não conhecia o livro, mas já assisti a adaptação, mesmo não gostando de ficção científica, achei o enredo bem interessante.

    Abraços

    ResponderExcluir
  21. pergunta básica, esse livro tem alguma relação com o filme? pela sinopse e pela resenha não parece, mas vai saber

    ResponderExcluir
  22. Oi Mia, sua lida, tudo bem?
    Como a Pah, também queria saber se o filme foi baseado nesse livro. Eu vi o filme por um acaso e simplesmente amei!! Depois dessa sua empolgação fica difícil não desejar esse livro, risos... Adoro ficção científica, por isso dica anotada. Gostei muito da resenha.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. ai meudeus, preciso muito ler esse livro. tá na minha listinha! mas sen or, seria um crime eu comprar mais livros sendo que os últimos que eu comprei ainda nem desembalei. pois é. mas eu chego lá o/

    ResponderExcluir
  24. Sou LOUCA pra ler esse livro! Ele tá na minha lista e eu devo ler ainda esse ano. Torça por mim! hahaha

    ResponderExcluir