2016/2: primeiras impressões

O 2° semestre de Jornalismo já começou com duas disciplinas e o incrível saldo de: 
4 livros para ler; 
1 artigo para fazer; 
1 seminário para apresentar. 
Fora os artigos semanais que terei de ler para debater em sala de aula. E eu a recém tive DUAS disciplinas. Percebam. 


Fico me perguntando o que me aguarda pra o resto da semana. Provavelmente Tiamat com suas 5 cabeças, todas atrás de mim, obviamente. 

As disciplinas parecem promissoras. Começamos a noite de segunda-feira com: 

Jornalismo Opinativo - que aparentemente consiste na elaboração de textos com opinião, resenhas de livros e filmes (como O Show de Truman) para refletir sobre o papel do jornalista na sociedade. Ri muito nesse momento, internamente, porque escrever opinião sobre livros e filmes é meio o que eu faço há anos neste blog, mas okay, se eu tiver de ganhar uma nota pra isso melhor ainda. Só achei curioso o fato de que um dos livros a serem lidos e resenhados tem uma temática um tanto, digamos... erótica. 

que capa é essa, hein? sugestiva a coisa

Geopolítica e Jornalismo - que parece consistir em debater vários temas do jornalismo internacional, especialmente conflitos, guerras e todas essas coisas em que as pessoas perdem membros e sangue. Gostei muito, gostei deveras, apesar de que no primeiro dia de aula, numa turma em que ninguém se conhecia, o professor resolveu que era de bom tom passar o cronograma dos seminários e formar os grupos naquele instante mesmo. QUE BELA IDEIA, ISSO AÍ, PROFESSOR. Mas okay, formamos os grupinhos e ele disse: leiam o livro tal pra próxima semana. Pirei loucamente, obviamente, mas TUDO BEM, tudo certo, quem precisa de uma vida social quando se tem livrinhos para ler e artigos para fazer, não é mesmo? Foi o que pensei. 


MAS NÃO DESANIMEM, CRIANÇAS! Porque hoje ainda terei: 

Jornalismo Esportivo - disciplina pra qual estou super, mega, ultra animada, já que o esporte no Brasil é basicamente futebol e o que há melhor do que cobrir um bom jogo, falar de faltas, de gols e do suor escorrendo pelos uniformes dos jogadores, né? Pois é. 

Devo dizer que a única disciplina pra qual estou realmente animada é a de sábado pela manhã - sim, você leu corretamente: sábado pela manhã! - por motivos de: 

Ética e Cidadania - nessa querida disciplina estudaremos Platão e outros caras com suas ideias de ética, moral e blablabla. O que parece bem divertido nos meus parâmetros de diversão - e só por isso vocês já sabem o quão perturbadinha sou. 

Mas tudo bem, porque se eu quisesse estudar só matérias de que gosto estaria fazendo Letras ou teria continuado na Pedagogia. Dia desses estava lendo um texto justamente sobre isso: a gente não tem de escolher por curso o que gostaria de estudar, mas sim com o que gostaria de trabalhar. Eu adoraria estar estudando a estrutura do latim e leitura de autores clássicos? AH, SIM, E COMO. Mas não seria uma boa professora, não tenho as qualidades necessárias pra isso - ou o saco infinito pra ensinar toda uma geração a ser tão inadequadinha quanto eu. Porém, serei uma ótima jornalista (não me desmintam, me deixem ser iludida, sim?). Então, okay, eu posso aturar algumas aulas de jornalismo esportivo, mesmo que deteste cada momento - ou não. VAI QUE eu descubro toda uma vocação pra narrar jogos de futebol, não é mesmo? Nunca se sabe. 

OTIMISMO E PERSEVERANÇA, A GENTE VÊ POR AQUI. 

A única coisa da qual estou certa é que: será um semestre bem cansativo. Minhas olheiras já estão quilométricas e eu nunca fui tão grata pelas viagens de ônibus até a faculdade durarem 2h: só assim pra ler tantos polígrafos. 

~grupinho do amô pra gente se apoiar durante o BEDA~

11 comentários:

  1. Só tive aula ontem, então, ainda tô acreditando que o semestre não vai me matar. Também faço Jornalismo, to no sexto período e dessa vez vamos ter seis disciplinas, então, tô tendo que fazer o máximo de esforço pra não entrar numa onda gigante de negatividade, hahaha
    Adorei sua reflexão sobre escolher o que a gente gosta de estudar ou o que quer trabalhar. É realmente complicado, porque sempre vão ter coisas que a gente preferia não estudar, mas no final vai ser importante pra nossa formação.

    ResponderExcluir
  2. Jornalismo opinativo: achei engraçado o nome da cadeira pq até onde sabia o jornalismo não deveria ser opinativo, né? hihihi mas dps que li a descrição até que fez sentido.
    geopolítica e jornalismo: QUERO FAZER, QUERO ASSISTIR, QUERO LANÇAR O RAIO PROBLEMATIZADOR NESSA AULA
    Acho que talvez a cadeira de jornalismo esportivo seja interessante nesse momento por causa das olimpíadas aqui no Brasil, será que não? :)
    Ética e cidadania: fiz no Direito e achei ó, uma bosta. Hahahaha
    Eu não te conheço tão bem, mas acho que tu daria uma boa professora sabia? Sempre que tu posta aqui sobre livros tu contextualiza tudo, acho super legal e aprendo um monte :)) (mesma qualidade que com certeza vai te ajudar a ser uma boa jornalista, na verdade hihi). Acho que a paciência/saco a gente aprende a ter.

    ResponderExcluir
  3. Eu tive essas disciplinas também, e não vou mentir, adoro! Principalmente Jornalismo Opinativo. Meus professores também solicitavam leituras semanais, mas além de debater tínhamos que fazer fichamentos para entrega. Só para ter certeza de que tínhamos lido mesmo KKKKKK Mas é assim, as leituras e a carga de escrita só aumentam, o que é ótimo! Um beijo e boa sorte!

    ResponderExcluir
  4. Gente, seu post me faz lembrar pq não faço uma outra graduação. É DESESPERADOR!Eu não consegui terminar minha pós por causa do stress :\

    ResponderExcluir
  5. miiiiiiiiiiiiiia sua querida. Engraçado lendo seu post eu vejo que você tá começando o segundo semestre de jornalismo. Que na verdade sempre foi minha primeira opção, passe seu contato quero conversar sempre contigo. E hoje eu ainda me pergunto se não devia ter arriscado em dezembro/2014 quando passei pra jornalismo. E adivinha só quem começou a segunda opção ontem mesmo : sim eu, Psicologia vamos fazer um semestre e ver no que vai dar né. E quem dera estudar só o que gostamos haha' boa sorteeeee pra nós <3

    ResponderExcluir
  6. Geopolítica e jornalismo: só pelo nome já deu muita vontade de fazer essa matéria, mas primeiro tenho que entrar na faculdade né. Larguei Direito após um período pra entrar em jornalismo e só essa matéria já soou mais legal que 70% da grade de Direito.

    https://lareando.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  7. Tá ai um curso que se eu estivesse pra prestar estibular hoje em dia, eu teria considerado muito mais. Na minha época acho que não era algo tão em alta ou na moda. Ai fui estudar o que gostava e hoje tenho vontade de arremessar computadores pela janela... Acho que preferiria ter estudado jornalismo esportivo do que geografia...

    ResponderExcluir
  8. Olha, eu não acho que o propósito de uma graduação é trabalhar com aquilo, pelo menos não sempre. Muitas vezes o nosso emprego dos sonhos não existe a nível de bacharel ou licenciatura, mas mais tecnologia.

    Sei lá, eu sonho em ser escritora, mas não estudaria Letras ou Jornalismo pra isso. Mas isso sou eu né UHAUAHAUHA Só espero que tu tenha sucesso nessa área, porque tu escreve bem e merece. <3

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  9. menina por favor vamos trocar bibliografias? principalmente ética e geopolítica? <3
    sobre jornalismo esportivo: não sei como é na teoria, mas na prática odeio a entonação de voz e piadinhas dos repórteres, credo. deve ser chatíssimo mesmo. a não ser que fosse rugby. porque aí eu me amarro!
    p.s: desisti do beda

    ResponderExcluir
  10. Vai com fé que você dá conta!

    E poucas coisas nesse mundo superam meu ódio por fazer seminários. Odeio. Muito. Do fundo do meu coração. Odiava, na verdade, já que agora graças isso não faz mais parte da minha vida. Me bota sozinha pelada pra falar na frente de uma multidão, mas não me bota num seminário.

    ResponderExcluir
  11. Eu tô no quarto semestre de jornalismo, tive ética e cidadania no passado e olha: melhor matéria! <3 Acho que você vai amar! Se só você gostar da disciplina na sala (aconteceu comigo) nós podemos dar as mãos e ser estranhas juntas, ta? hahaha Boa sorte nesse semestre e que consigamos ler todos os livros pedidos (amém?). Beijos!

    ResponderExcluir

 
Wink .187 tons de frio.