Confissão de uma bibliófila

CONFESSO: eu não resisto a livros! Me falta tempo, me falta espaço nas estantes, me falta cota de empréstimos na biblioteca, mas não me falta o que ler porque minha mesa de cabeceira está sempre tão cheia a ponto de envergar de tantos livros que lá coloco. 


Há exato 1 ano eu me propus um desafio de leitura. PORQUE SOU ESPERTONA, OBVIAMENTE. Não basta o desafio de 52 semanas que têm durado mais de 3 anos. Não. Eu tinha de fazer um desafio literário que consistia em ler 50 livros de 1900 em 1 ano. 

Por que eu entrei nessa cilada? Porque sou masoquista e não tenho noção das coisas, será? Porque tudo que envolve livros me deixa feliz e cantando? Porque queria conhecer livros novos que provavelmente eu jamais leria caso não me desafiasse? Digamos que foi um combo disso tudo. 

O que realmente aconteceu? Dos 50 livros listados, li apenas 16. "Mas em 1 ano tu leu só 16 livros?" Não, filhote, eu li cerca de 60 livrinhos durante esse período, mas assim como Drummond encontrou uma pedra no meio do caminho, eu encontrei livros de todos os gêneros no meu. 

Portanto, declaro que estou mudando as regras do desafio para as seguintes: 
a. vou ler o que quiser; 
b. quando bem entender; 
c. mas todos os livros da lista serão lidos e resenhados no blog, sim; 
d. nem que seja pra falar mal, porém com propriedade. 

Os lidos, até agora, foram: 
1. O amor nos tempos do cólera, do Gabriel García Márquez (resenha
2. O iluminado, do Stephen King (resenha
3. A hora da estrela, da Clarice Lispector 
4. Admirável mundo novo, do Aldous Huxley (resenha
5. Adeus às armas, do Ernest Hemingway (resenha
6. Contato, do Carl Sagan (resenha
7. O sol é para todos, da Harper Lee (resenha
8. O grande Gatsby, do F. Scott Fitzgerald 
9. O cão dos Baskerville, do Sir Arthur Conan Doyle 
10. O assassinato de Roger Acroyd, da Agatha Christie (resenha
11. Vidas secas, do Graciliano Ramos (resenha
12. Eu, robô, do Isaac Asimov (resenha
13. O senhor das moscas, do William Golding (resenha
14. Um estranho no ninho, do Ken Kesey (resenha
15. A redoma de vidro, da Sylvia Plath (resenha
16. Cem anos de solidão, também do Gabo (resenha)
17. O livro do riso e do esquecimento, do Milan Kundera (resenha

É muito difícil escolher o melhor dos lidos, quiçá os 5 melhores, porque na verdade não houve nenhum de que eu não gostasse. São todos realmente incríveis e altamente recomendáveis. Tive uns problemas com o Hemingway, mas nada que não fosse superado depois de uma conversinha mediúnica. Mas se eu realmente tivesse de escolher um só para recomendar, escolheria o Cem anos de solidão, do Gabo, porque MELDELS, QUE LIVRO PERFEITO ♥ 

Os livros que faltam ler são: 
  1. Minha querida Sputinik, do Haruki Murakami
  2. Os anéis de Saturno, do W. G. Sebald
  3. Trainspotting, do Irvine Welsh
  4. Os vestígios do dia, do Kazuo Ishiguro
  5. Agência de investigações holísticas Dirk Gently, do Douglas Adams
  6. A lista de Schindler, do Thomas Keneally
  7. Vidas de raparigas e mulheres, da Alice Munro
  8. Ulisses, do James Joyce
  9. 2001: uma odisseia no espaço, do Arthur C. Clarke
  10. Pé na estrada, do Jack Kerouac
  11. Fundação, do Isaac Asimov
  12. Entre os atos, da Virginia Woolf
  13. Ter e não ter, do Ernest Hemingway
  14. Nas montanhas da loucura, do H. P. Lovecraft
  15. Perfume, do Patrick Süskind
  16. Neuromancer, do William Gibson
  17. Os embaixadores, do Henry James
  18. Morte em Veneza, do Thomas Mann
  19. O sol também se levanta, do Ernest Hemingway
  20. Suave é a noite, do F. Scott Fitzgerald
  21. Trópico de câncer, do Henry Miller
  22. Sem olhos em Gaza, do Aldous Huxley
  23. Ficções, do Jorge Luis Borges
  24. O apanhador no campo de centeio, do J. D. Salinger
  25. O mensageiro, do L. P. Hartley
  26. Lolita, do Vladimir Nabokov
  27. Bonequinha de luxo, do Truman Capote
  28. A cidade e os cachorros, do Mario Vargas Llosa
  29. Laranja mecânica, do Anthony Burgess
  30. O chefão, do Mario Puzo
  31. As horas, do Michael Cunningham
  32. Mrs. Dalloway, da Virginia Woolf
  33. Mulheres apaixonadas, do D. H. Lawrence
~Belle me representa~

Se tudo der certo, lerei ao menos 20 livros da lista durante o próximo ano. VEREMOS COMO ME SAIREI (provavelmente com outro fail, mas shhhhhhh, finjamos que tá tudo certo). Mas o desafio ainda resiste e quem quiser entrar nessa cilada comigo, dá cá a mão, vamos cantar uma canção! ♥ 

~grupinho do amô pra gente se apoiar durante o BEDA~

5 comentários:

  1. Já li alguns, tenho outros. Será que dá pra eu me meter nessa enrascada também? Meu ritmo de leitura é mais lento. Meu recorde anual foi 21. É preciso fazer as resenhas? É possível que eu faça. Mas talvez não sendo uma obrigação, me dê mais ímpeto de fazer.

    Obrigada pelos comentários e a resposta do questionário lá :P Ele era pra eu descobrir um nicho, mas percebi que isso é bobagem. Contudo, ficará lá pois gostei de saber a visão de quem me lê sobre mim haha.

    Beijão, esse beda tá +qd+

    ResponderExcluir
  2. Ai eu nao resisto, já estou simplesmente apaixonada pelo seu blog então você me verá aqui com grande frequencia comentando porque sou dessas ♥

    Então, você conhece Gilmore Girls? SE não, tem uma personagem lá que lê pra caramba, a Rory, e fizeram um desafio de lerem todos os livros que ela lê o que é coisa para caramba ainda mais porque a maioria é livro grande e antigo... Morri de vontade de fazer, mas acho que foi em um post seu mesmo que comentei que nao consigo me desafiar em maratonas e coisas do tipo porque me frustro MUITO se não conseguir e isso me deixa muito ansiosa, então eu sempre deixo para lá, mas confesso que vejo uma maratona e morro de vontade, acho que um dia eu bem vou me desafiar assim, só diminuiria a sua lista para 25 kkkkk Beijoos!
    Flores no Outono 

    ResponderExcluir
  3. Woooow! Eu também sou viciada em livros e, fico nervosa com novos livros! Eu sempre carrego um na bolsa e também estou lendo em dispositivo digital!
    Desses que você leu eu li vários é nosso gosto é bem parecido! Dos que vai ler eu amei Lolita, bonequinha de luxo (capote tem o a sangue frio que é maravilhoso) e laranja mecânica! Li mês passado o apanhador no campo de centeio e até agora não sei se amei ou odiei hahahaha
    Beijos =****

    ResponderExcluir
  4. Woooow! Eu também sou viciada em livros e, fico nervosa com novos livros! Eu sempre carrego um na bolsa e também estou lendo em dispositivo digital!
    Desses que você leu eu li vários é nosso gosto é bem parecido! Dos que vai ler eu amei Lolita, bonequinha de luxo (capote tem o a sangue frio que é maravilhoso) e laranja mecânica! Li mês passado o apanhador no campo de centeio e até agora não sei se amei ou odiei hahahaha
    Beijos =****

    ResponderExcluir
  5. Admirável mundo novo <3

    ✦ ✧ http://bruna-morgan.blogspot.com ✧ ✦

    ResponderExcluir

 
Wink .187 tons de frio.