Guia prático de como se portar no transporte coletivo

Eu passo muitas horas do meu dia dentro de transporte coletivo - leia-se: ônibus - e tenho pra mim que o cerumano expressa todo o seu descontentamento para com a humanidade descontando nos outros cerumanos dentro dos ônibus da vida que, por sua vez, também estão descontando em outros e vocês entenderam a vibe nietzschiana do eterno retorno. 

Só que: gente, sério. Ninguém tá dentro de um ônibus imundo, cheio de germes & bactérias, às 6h da manhã porque tá animado pra viajar, pra curtir, pra ser feliz. A pessoa que frequenta tal ambiente diariamente o faz pelo simples motivo de: obrigações da vida adulta. Que, geralmente, consistem em estudos ou trabalho. Então, se você também está de saco cheio disso, por que diabos ferrar com horas do dia da pessoa que, assim como você, não gostaria de estar ali, mas tem de aturar a sua magnífica presença num coletivo por cerca de 2h a cada viagem? 

Vamos aos passos para ser uma pessoa mais feliz e comedida, cooperando com a harmonia do universo:


Andrzej Wróblewski - Bus driver (1956)

1. as janelas estão ali para serem abertas 

E não apenas no calor. A gente não abre a janela num ônibus lotado com mais de 70 pessoas - e estou sendo otimista - porque, ai, tá calor. A gente abre porque há boatos de que o cerumano necessita de aaaaaaar. E também porque a circulação de ar ajuda a não proliferar tão facilmente os germes & bactérias das pessoas lindas e ranhentas que pegam o tal transporte. "Mas tá frio!" TÔ NEM AÍ, MEU AMÔ. Usa um cachecol, se enrola num cobertor, sei lá. Mas não fecha a droga da janela só porque cê não suporta um ventinho bagunçando seu cabelo, querida. Faça-me o favor. 

2. fale, não grite 

Eu tenho um certo grau de surdez desde criança e mesmo assim meus ouvidos doem com os gritos das pessoas no ônibus. Mesmo que eu esteja com fones de ouvido no máximo, ouvindo heavy metal, AINDA ASSIM consigo ouvir aquelas vozes estridentes gritando por tudo: pra falarem entre si, pra falarem ao celular, pra reclamarem consigo mesmas... APRENDAM A FALAR FEITO GENTE.

3. se há lugar vago, não sente ao lado do coleguinha 

Tenho vontades assassinas cada vez que estou sentada no meu cantinho, num ônibus completamente vazio, tendo mais de 40 assentos disponíveis, e vem o cerumano desgraçado pedir pra eu tirar a minha mochila do banco ao lado pra criatura sentar. MEU AMÔ, o ônibus está vazio!!!!!!!!! Qualé o seu problema????????? E não me diga que você quer contemplar os meus lindos olhos verdes porque, vejebem, 6h da manhã. Sem condições. Sério, eu não posso jamais ficar quietinha no meu canto no ônibus. SEMPRE TEM UMA HELLO KITTY, mesmo que o veículo em questão esteja completamente vazio.

Os lugares estão vagos esperando por bundas para dar-lhes um sentido. Não venha querer dar um sentido num local não-vago. Agradeço.

4. são bolas de gude, não de basquete 

A gente sabe o que você, homem, tem no meio das pernas, e não são bolas de basquete pra você ter de abri-las desse jeito, esmagando a pobre pessoa que teve a infelicidade de lhe ter sentado ao seu lado. Portanto, seja um bom menino e feche essas pernas porque ninguém é obrigado MESMO.

5. é pra passar gotas, não tomar banho de perfume 

O ônibus é um local pequeno, lotado de pessoas com variados cheiros e que se recusam a abrir as janelas. Além desse cenário já ser ruim por motivos óbvios, vamos compreender que há pessoas que possuem rinite alérgica e nem perfume podem usar sem ter um verdadeiro surto de espirros - vide esta que vos escreve. Ousseje: vamo maneirar na água de colônia avon limited aí, hein.

6. se o ônibus estiver lotado e você puder pegar outro, vá no outro 

Eu moro num bairro que é um dos últimos da cidade, então só posso pegar um ônibus pra chegar em casa e esse querido ônibus cruza por toda a cidade antes de chegar a seu destino. O que acontece? Acontece que as pessoas deixam os ônibus de seus bairros vazios pra pegar o meu, que sempre, SEMPRE vai lotadíssimo, com gente até nas portas, porque ninguém pode esperar mais 15 minutos pelo seu. Sério, não façam isso, a não ser em caso de real necessidade. Não vale a pena pra ninguém (você já tentou descer mais cedo num ônibus completamente lotado? pois é) e irrita todo mundo. Seja uma pessoa melhor.

7. FONES DE OUVIDO!!!! 

Sério que eu preciso explicar essa? Também acho que não.



De mais a mais, é tudo uma questão de usar o bom senso e se perguntar: eu me irritaria se alguém fizesse isso? Caso a resposta for afirmativa, apenas pare e siga em frente, olhe para o lado e tente ser uma pessoa melhor. 

6 comentários

  1. olha, grazadeuz eu não lembro de ter esse problema de gritaria, mas detesto muito quando entram adolescentes em turma depois da escola. Gente, é péssimooooooo!
    Tem uma galerinha precisando desses toques. Já passei tanto sufoco (literalmente) num bus específico que é desses de lotar também e atualmente acontece o mesmo no trem e metrô T.T. Eu tô é agradecendo muito por ser o último ano da faculdade O:

    ResponderExcluir
  2. Fones de ouvido, sim, plmdds. A pessoa pode estar até ouvindo alguma coisa que eu ADORO, ainda assim eu fico puta da vida.

    ResponderExcluir
  3. kkkkkk Esse post muito me representa. Eu acho que só não me porto bem no caso das janelas. Porque quando tá muito frio eu sempre fico querendo fechar. Mas ok Mia, não vou ser mais essa pessoa, prometo! Apesar de todas as questões, fone de ouvido tinha mesmo que ser o último da lista pra fechar com chave de ouro, porque olha... TEM CERTOS CERUMANOS QUE DÁ VONTADE DE EMPURRAR ESCADA DO ÔNIBUS ABAIXO.

    Com carinho,
    Conto Paulistano.

    ResponderExcluir
  4. "Tenho vontades assassinas cada vez que estou sentada no meu cantinho, num ônibus completamente vazio, tendo mais de 40 assentos disponíveis, e vem o cerumano desgraçado pedir pra eu tirar a minha mochila do banco ao lado pra criatura sentar." TÃO EU. Me sinto uma péssima pessoa ao me irritar com isso, mas não consigo evitar. Fora esses grandes inconvenientes, sendo o que mais me irrita mesmo é o homi que não sabe fechar as pernas, ainda tem aqueles que se instalam perto da porta mesmo não descendo na próxima parada, os que passam de frente no corredor com suas mochilas ENORMES e os que acotovelam os outros quando tentam passar de um lugar pro outro.
    Enfim, andar de ônibus é uma tristeza, andar em um ônibus lotado todos os dias é uma tortura.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Eu quero imprimir esse post e sair espalhando por Manaus

    ResponderExcluir