Resuminho de janeiro

Como todo janeiro, esse também foi louco, porém produtivo. Completei 1 mês de trabalho na PF, fiz 23 anos, escrevi colunas, artigos e resenhas e fiz aquele drama básico de cada dia. Janeiro se foi e deixou um gosto de "mas já?", porém vários livrinhos e filminhos assistidos.

.do que li 

Em janeiro, li 7 livros, 3 deles da série House of Night - dos vampiros adolescentes wiccanos - e os 4 restantes sendo bem variados.
1. A face da guerra (Martha Gellhorn) - meldels, que livro arrasador. A Martha Gellhorn reuniu algumas matérias que ela fez ao longo de várias guerras do século XX e, caramba, cê lê isso e entende como o cerumano pode ser escroto e cruel. Virou favorito da vida porque não tem como não amar a narrativa literária dessa mulher.
2. Bonsai (Alejandro Zambra) - esse já era um dos meus favoritos e tal posição só se confirmou nessa releitura que fiz, rapidéssima, no trem, em 40 minutos; eu ia emprestá-lo pra uma menina e aproveitei pra relê-lo. É dolorido de várias maneiras, mas a narrativa do Zambra é algo encantador - mesmo que ele fale de algo tão... arrrgh!
3. A montanha mágica (Thomas Mann) virou um dos meus amorzinhos literários da vida. Já fiz resenha, já descobri o filme (e tô bem louca vendo tudo à prestação porque o querido tem nada mais, nada menos que 07 horas; SETE FUCKING HORAS), já quero relê-lo loucamente e destrinchar todos os aspectos da personalidade do Hans Castorp e ler tudo o que Thomas Mann escreveu. ♥
4. O vento solar (Arthur C. Clarke) - gostei bastante de alguns contos, mas não de todos porque tive a impressão de que teve história na qual ele se alongou porque precisava preencher páginas, não necessariamente contar algo bem contado. Mas há contos excelentes nesse livrinho e eu não posso negar isso.

.do que vi 

Também assisti a 7 filmes em janeiro e vi 2 séries. Nem todos os filmes valem a pena ser mencionados porque RELEVÂNCIA, mas sempre tem os amorzinhos.
1. FINALMENTE terminei a sétima e última temporada de The Good Wife. Eu sabia que o final seria cocô, por isso estava adiando tanto. Mas a vida também pode ser um cocô gigante, e por que a ficção não o seria, né mesmo? Só que o que me irrita na Alicia é que ela fica correndo atrás de homem o tempo inteiro e deixa que tudo o que ela faz seja definido pelos homens que estão ao redor dela. Um pouco chato isso. Mas Eli e Marissa = melhores personagens de todos. ♥
2. Inventei de ver Freaks and Geeks sem saber que a série tem apenas uma temporada e que não tem final porque a cancelaram antes. Estou em ressaca ainda. O tanto que me identifiquei com a turma dos geeks foi absurdo. Sou uma versão feminina crescida de Sam e não sei se isso é bom ou se vamos ali no cantinho chorar em posição fetal bebendo uma catuaba. Na dúvida, não penso a respeito.
3. Ver Amadeus é sempre muito amorzinho porque Mozart, essa criatura abençoada cujas músicas fazem a minha vida mais feliz. ♥ O único porém é que dessa vez dormi em algumas partes do filme por motivos de morta.de.cansaço. e havia a recém voltado do meu piquenique de aniversário - que, por sinal, quase divido com o próprio Amadeus; aquarianos dominarão o mundo!. Mas foi maravilhoso mesmo assim e namorado, que nunca havia visto a esse filme incrível, adorou. Angariando fãs, yay! o/
4. Namorado nunca havia visto Cloud Atlas e eu fiquei meio QQQQQ/, porque esse filme é espetacular em todos os sentidos. Quer dizer, toda a vibe reencarnação, revolução, mudanças de vida em vida. Poxa, isso é legal pra caramba, quer cê acredite, quer não. Agora, estou querendo o livrinho que originou esse filme (Atlas de Nuvens), mas há boatos de que ele custa muitas temeridades e né, não estamos podendo no momento. Quem sabe ainda este ano, né mesmo?!

.do que estou lendo

1. Fausto, do Goethe. Por que diabos eu inventei de ler um clássico escrito de mil setecentos e vai lá pedrada? Olha, não sei. Mas está sendo bem divertido. Fausto é gente como a gente e tava cansadão de estudar pra nada. Aí resolveu fazer um pacto com Mefistófoles - melhor personagem, que serzinho dotado de ironia fina - e ser feliz. Não dá muito certo, mas é divertido no processo.
2. Revelada, das P.C. e Kristin Cast, porque é o 11° volume da série House of Night e eu preciso saber como isso vai acabar. Fora que alguma coisa tem de compensar as leituras de um poema gigantesco do século XVIII.
3. Cartas do Caio Fernando Abreu. Nunca pensei que fosse realmente gostar tanto assim de ler a correspondência alheia, mas em 1h30 li 100 páginas e tô sendo bem feliz com a empolgação do Caio em fazer o mapa astral de todos à sua volta - inclusive dos autores que lia. C.F.A. também era gente como a gente e dá uma tristezinha por ele ter partido. Mas c'est la vie.
4. A elegância do ouriço, da Muriel Barbery. Tava na minha lista de leituras pra 2017 e aproveitei pra iniciá-lo hoje. Já passei da página 50, e: a menina de 12 anos que quer se matar, ela é bem pedante. Aos 12, eu também me achava profunda e inteligentíssima. Hoje eu acho que dou pra o gasto. Às vezes. Mas Renèe é interessante. Dá pra entender a Renèe. Veremos se gostarei desse livro tanto quanto acho que.

.do que estou vendo 

1. Juana Inés, a nova série da netflix que conta a história real de uma freira mexicana escritora, percursora do feminismo em 1600 e pouco. Eu tenho um medo real de freiras, mas tento controlar a respiração descompassada ao ver aqueles hábitos todos. Tenho tido sucesso. A série tem 7 episódios e já estou no 3°. Acho que termino até o final da semana. ♥ Achei legal que o povo do espiritismo já tá falando que essa Juana Inés foi uma das vidas da Joana de Ângelis, mentora do Divaldo Franco. Honestamente, não sei o que pensar disso, porém é interessante essa necessidade de achar padrões e sentido pra vida. Hmm.
2. Sleepy Hollow, 4ª temporada, que já chegou aloprando loucamente e com os padrões mais baixos se comparados às temporadas anteriores. Mas né, com a saída da Nicole Beharie, nem poderia ser diferente. Tiraram a melhor personagem da série - adoro Ichabod Crane, mas calma lá, Abby Mills era melhor - pra deixar um vácuo supostamente preenchido por uma menina de 11 anos com visões de uma mulher morta. Bizarro, no mínimo.

.o que mais teve?

Teve amor. Teve festa surpresa de aniversário que meus amigos fizeram. Total me surpreenderam na biblioteca da faculdade, gritando surpresa e me fazendo ficar com cara de David Tennant na chuva porque eu sou impossível e o fato de eu odiar tanto surpresas não é porque não fique contente e me sentindo amadinha, mas sim porque não sei reagir. Não demonstro reação alguma e as pessoas sempre acabam se magoando. Mas acho que todo mundo entendeu depois que eu expliquei que, olha, sou uma alminha blasè, mas também sou muito grata por ter amigos queridos.

Também teve sushi de aniversário, ao qual namorado me levou porque ele é um amor. Engraçado que em 23 anos nesta indústria vital, essa foi a primeira vez em que passei um aniversário acompanhada. Sempre passei meus dias sozinha. Namorado algum achou que valia o esforço. Nem sei lidar direito com todo esse carinho & atenção que recebo agora, mas tô amando.

Teve também piquenique de aniversário com os amigos, lá na Redenção. E a gente falando de astrologia, analisando mapa astral e comparando tudo com personalidades MBTI. Meu aniversário perfeito. ♥ Agradeço aos que foram, cês são uns chuchus recheados com queijo cheddar e guisado.


Uma foto publicada por Mia (@miasodre) em

Fevereiro também está superando as expectativas de uma forma legal. Mas isso eu conto mês que vem porque sem spoilers.


.01 lembrete 

Cês estão cientes de que eu tenho uma newsletter? Entonces, bora receber comentários, links e conversas esquisitas na caixa de entrada do e-mail. Clique aqui e assine! o/ 

21 comentários:

  1. Mia, vc le varios livros ao mesmo tempo? Nao fica canbsativo ou tu nao acava esqueçendo oos acontecimentos dos livros e misturando as historias?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Laura!
      Sim, leio vários livros ao mesmo tempo. Olha, não fica cansativo ou confuso, não. Só dou atenção a um livro apenas quando é uma leitura que me exige muito, tipo A montanha mágica, do Thomas Mann. Tirando isso, leio de tudo um pouco. Até porque cada qual tem um gênero diferente, aí fica tranquilo.

      Excluir
  2. Que mês agitado hein!! Muito legal o post <3

    ResponderExcluir
  3. Que post e que mês incrível.
    Eu tenho muito interesse me ler Fausto,mas com os vários clássicos que tenho que ler pra faculdade, acho que ainda não é o momento porque acho que não terei tanto tempo assim.
    Tenho vontade de ver The Good Wife, mas são tantas temporadas, e já assisto a tantas outras séries, mas assim que terminar algumas vou coloca ela na frente.
    Adorei o post e saber mais sobre seu mês.
    Beijo
    https://qadulta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Menina, adorei o jeito de você divulgar suas leituras e séries/filmes. É muito divertido. Sabe que já tentei ler Fausto e desisti? Depois assumi que simplesmente estava no momento errado da vida para lê-lo. Será que foi a edição que peguei? Você está com qual edição? Adoraria uma dica sobre ela, por favor.

    Dos livros que você leu, já estou conferindo mais informações sobre A Face da Guerra, Montanha Mágica e Bonsai. Seus comentários foram tão positivos que me ganharam.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.com.br

    ResponderExcluir
  5. Nossa! Quanta coisa legal por isso o espanto ( já acabou janeiro?) Parabéns pelo aniversário!
    Adorei suas leitura dos variados rs Quero muito mesmo ler Montanha Mágica, tô ensaiando faz tempo rs
    Tudo de bom pra bv e que venha fevereiro rs

    ResponderExcluir
  6. Geentee nada do que você leu ou assistiu eu conheço :O
    Que depressão, hahaha! Eu amo sushi ♥ este mês ando comendo bastante, achei um restaurante perto do trabalho que não é tão caro assim, nossa.. é todo dia quase, haha. Meu mês foi bem paradão, espero que fique mais cheio como o seu pareceu ser o/

    ResponderExcluir
  7. Assinei a Newsletter! Quanto mais poder receber dos seus dias e seu jeito espontâneo de ser, melhor!
    Enfim, MULHER, COMO ASSIM VOCÊ ESTÁ LENDO QUATRO LIVROS DE UMA VEZ? SCCR
    Como minha colega do comentário de cima, nada do que você leu ou viu eu conhecia - só a Montanha Mágica que conheci pela sua resenha, mas ok.
    Piquenique e festa surpresa, yay! Já to louca pra saber do seu mês de fevereiro. É tipo uma série sua vida, sabia? Dá ansiedade pela próxima temporada. Então vamos aguardar!

    Com carinho,
    Conto Paulistano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. guria, mas eu juro que ler mais de um livro ao mesmo tempo é tranquilo, é apenas uma questão de costume, hahahaha

      awwn ♥

      ;*

      Excluir
  8. Olá, tudo bem?
    Menina su janeiro foi movimentado hein? Quanta coisa legal que você fez. E que amigos maravilhosos hein?
    Mesmo atrasada feliz aniversario, muito sucesso, muitos livros e muitos anos de vida. Beijos

    ResponderExcluir
  9. Que loucura haha também tento ler vários livros, mas acabo conseguindo ler no máximo 2 ao mesmo tempo! É meio complicado entende? Adorei seu resuminho, irei aguardar o de fevereiro <3
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Você fez 23, eu fiz 32 hehehehehehehehe
    aproveite bastante, pois passa rápido, os 30 são para quebrar a cara, os 20 é dos sonhos. Adorei suas leituras.

    ResponderExcluir
  11. FREAKS AND GEEKS É AMOOOOR!! <3 <3

    bruna-morgan.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Cara, você assistiu algumas coisas que estão muito na minha lista. Gostei bastante desse resumão de Janeiro.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Dos assistidos conheço por vista as duas primeiras séries, dos livro nunca li nenhum mas montanha mágica ta na lista a mil anos kkk falta coragem porque né? super calhamaço kkkk

    ResponderExcluir
  14. aaah,eu quero ler A montanha mágica, preciso estrear o autor ^^
    aaah,amo Caio, queria ele pra mim... por isso leio tudo que ele escreveu, até bula de remédio eu leria...

    A elegância do ouriço tb está na minha lista...
    ah,e parabéns pelo aniversário... Eu fiz 31 em dezembro...
    bjs

    ResponderExcluir
  15. Feliz aniversário atrasado!
    Eu conheci seu blog agora e já estou completamente apaixonada? Não só porque a gente gosta das mesmas coisas, mas adoro que você lê muitas coisas diferentes e é exatamente isso que eu tento fazer também. Sem contar as séries... aAaAAaaa <3 Muito feliz que achei esse cantinho na internet.

    E assista My So-Called Life, é minha série preferida, e é muito parecida com Freaks and Geeks porém bem mais dramática.

    Pale September

    ResponderExcluir
  16. Olá
    eu não li nem assisti nada dos citados, mas todos parecem ser muito interessantes, principalmente as séries. Eu adoro série mas tenho pouco tempo para ver então vou vendo quando dá

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi!
    Posso falar que fiquei com inveja de você por ter lido 7 livros em janeiro? Aii que saudade de ler tanto assim.
    Nada do que eu pego flui :'( Vou começar a entrar em depressão daqui a pouco rsrs

    Bjs!

    ResponderExcluir
  18. "Cloud Atlas" que filmeeeee!!!!! O que é aquele elenco e maquiagem? Perfeitos! O livro também é muito bonito, sonho de consumo. Tô doido pra ler "A Montanha Mágica" pois Thomas Mann é uma leitura que estou devendo e essa edição tá linda!
    Beijo.

    ResponderExcluir
  19. Aaah que postagem gostosa! Tão meigo e intimo. Me senti numa roda de amigos. Adoro o filme "Amadeus" vi quando jovem, e lembro de ter amado demais o insano Mozart e suas gargalhadas escandalosas. Gostei de seus filmes.
    abs
    Ni
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir

 
Wink .187 tons de frio.