Resuminho de março

O coelhinho da Páscoa já tá dando olá e eu tô meio catatônica, acenando no automático e pensando: ué, mas não foi semana passada que o ano começou? Aparentemente não, e isso é muito mais maluco do que qualquer filme de terror que eu já tenha visto. Não tenho sentido este ano passar e não sei até que ponto isso é culpa da minha rotina cada vez mais agitada. Dá umas ânsias de vez em quando ao pensar que a minha vida sempre será essa loucura toda que é agora, mas aí me acalmo e digo a mim mesma que a vida é mutável e eu que me acalme e espere pelas cenas dos próximos capítulos. 

Mas, nos capítulos de março tivemos algumas coisinhas bacanas. 

.do que li 

Li 5 livrinhos e metade de alguns durante o mês, abandonei 2 porque não sou obrigada e basicamente desenvolvi uma leve obsessão pelo projeto vamos reler todos os livros de Avalon e criar teorias sobre as personagens. 
1. A queda de Atlântida (Marion Zimmer Bradley) conta a história do início das personagens d'As Brumas de Avalon e de como elas geraram o querido carma que as fez serem tão sofredoras e blablabla. A história é dividida em dois livrinhos (já resenhados aqui): A teia de luz e A teia de trevas
2. Redimida (P.C. Cast e Kristin Cast) é o final da série House of Night, que estava lendo desde meados de dezembro e só terminei agora porque não queria desapegaaaaaaaar. É série boba adolescente de vampiros wiccanos? É. Mas é MUITO BOA. Mesmo. 
3. Os ancestrais de Avalon (Marion Zimmer Bradley) é o que acontece depois d'A queda de Atlântida, quando o lendário continente cai e todo mundo tem que se virar num salve-se quem puder. Também nele é explicado como se formou o culto à Mãe, numa sociedade basicamente matriarcal, o que é bem legal. 
4. Aura (Carlos Fuentes), cuja resenha já saiu aqui, é um livrinho bem pequenininho que era pra ser terror, mas não foi bem assim - pra mim, tem gente que morreu de medo ao lê-lo. O legal nele é a narrativa em 2ª pessoa e todos os trocentos simbolismos da história, mas se você quiser lê-lo sem fazer análise literária também é super válido. 

.do que vi 


Em março, as aulas retornaram, então não deu tempo de assistir muita coisa: apenas alguns filminhos aos finais de semana e uns episódios esparsos de séries. Foram 4 filmes e episódios de Game of Thrones - que voltei a ver, após alguns anos parada; mas já parei de novo -, New GirlOnce Upon a Time e Sleepy Hollow.
1. Faz tempo que eu li o livro, mas nunca tinha visto o filme, aí, certa noite, não sabia o que raios assistir e queria aproveitar o tempo pra ver algo legal. Foi então que pensei: por que não assistir a Eu, robô? E, olha, foi uma experiência bacana. O filme é bem interessante e dinâmico, apesar de não ter quase nada a ver com o livro. Porém, ambos são bons, cada qual à sua maneira.
2. Jodorowsky é um dos meus diretores preferidos - e também uma de minhas pessoas preferidas, no geral, porque PESSOA COMPLETAMENTE LOUCA! adoro! - e descobri que o namorado nunca havia visto o filme-mor do Jodô. Então paramos durante uma tarde e vimos A Montanha Sagrada, um filminho de 1973 que é muito, muito maluco. Mesmo. Esqueça tudo o que você sabe sobre maluquice e veja esse filme. Ele mistura trocentos conceitos de paganismo, magia, coloca tudo numa crítica ao sistema capitalista e colore as cenas com cores fortíssimas numa vibe anos 70. Simplesmente maravilhoso.
3. Foi aí que namorado decidiu ver um filme de sci-fi e escolheu o quê? Isso mesmo, Passageiros. Pensem num filme ruim. Não, não apenas ruim: pensem num filme ridículo. O plot até é legal: um bandigente sai da Terra numa supernave pra ir pra outro planeta porque todo mundo legal vai pra lá e eles querem começar de novo a vida. Só que a viagem dura 130 anos e, durante o processo, todo mundo fica hibernando em câmaras de sono que preservam a vida e a idade das pessoas, apenas congelando o processo. Só que um cara acorda antes do tempo e resolve forçar o despertar de uma guria porque quer ser o novo Noé e se recusa a viver sozinho. FRUSTRAÇÃO DEFINE.
4. Como nada poderia ser pior do que o filme anterior, resolvemos enfiar o pé na jaca e ver algo escrachado. Foi assim que vimos Jesus Cristo Superstar, um musical dos anos 70 totalmente psicodélico, com um Judas revoltadíssimo tentando salvar Jesus, que é extremamente hippie-surfista e vesgo. É muito tri!

.do que estou lendo 

1. Contos maravilhosos, infantis e domésticos, dos irmãos Grimm, que tá comigo faz um bom tempinho, mas como é aquela edição lindona da Cosac Naify não queria sair por aí na mochila com o livrinho porque VAI QUE dê ruim, não é mesmo. Mas agora tô quase terminando a leitura e tá sendo bem legal porque, gente, são os contos originais dos Grimm e só tem coisa perturbadora e sanguinolenta. ♥
2. Também tô lendo O caso de Charles Dexter Ward, do Lovecraft, e eu resolvi pegá-lo pra ler porque queria uma leitura que pudesse fazer em um dia e ele é pequeno, pouco mais de 150 páginas num pocket. LEDO ENGANO, disse o universo, claramente rindo da minha cara, porque estou com o livro há quase uma semana e ainda tô pela página trinta e poucos porque, olha, leio duas e caio no sono. Não porque é chato ou ruim: a história total me interessa, mas acho que a escrita do Lovecraft não é pra mim. Veremos.
3. Ainda estou empacada com Fausto, do Goethe. Nem me perguntem. Peguei birra. Mas voltarei e terminarei a leitura, só de raiva.

.do que estou vendo 

1. Comecei ontem a ver 13 reasons why e já estou no 4° episódio. Bem pesadinha a série, mas nem tanto quanto o livro - eu acho.

.o que mais teve? 

Volta às aulas, o início do 3° semestre em Jornalismo e uma Mia completamente exausta porque a minha linda rotina envolve acordar às 5h30 e voltar pra casa à meia-noite. Nada saudável, nada recomendável, mas totalmente necessário porque sem condições de apenas estudar e não trabalhar.


Teve também um texto que escrevi pra o Valkirias sobre Juana Inés, uma mulher INCRÍVEL que virou série na Netflix. SÉRIO, PAREM TUDO E VEJAM ESSA SÉRIE.

Também aproveitei o ritmo agitado de volta às aulas pra organizar o que tenho de fazer no bullet journal. Não faço do bujo uma agenda: minha ideia é anotar o que eu quiser, conforme a necessidade, e não separar tudo por dias bonitinhos porque nem todos os dias eu vou ter o que colocar lá, ou mesmo a necessidade de agendar algo.


Aí separei uma página pras reportagens nas quais estou trabalhando no J e outras pra fontes, desenvolvimento, entrevistas etc. 

Uma publicação compartilhada por Mia (@miasodre) em

Também dedico páginas para colocar coisas aleatórias, como um poeminha babilônico sobre Nibiru, o planeta elíptico, blablabla, ufologia, blablabla, e fazer diarinhos de leitura. 

É isso, gente. Março teve correria demais, mas basicamente todas acadêmicas. Que abril traga algumas novidades bacanas. 

.01 lembrete 

Cês estão cientes de que eu tenho uma newsletter? Entonces, bora receber comentários, links e conversas esquisitas na caixa de entrada do e-mail. Clique aqui e assine! o/  

17 comentários:

  1. Fiquei sem fôlego só de ler a sua rotina enlouquecida. Amo as Brumas de Avalon e esse universo girlpower da Marion Zimmer Bradley!

    Bem legal as indicações menos conhecidas, inclusive dos filmes, apesar de não serem do meu gosto. Eu, Robô é bem legalzinho mesmo!

    Beijinho!

    Metamorphya••• Participe do Sorteio de 1 Ano do Blog!

    ResponderExcluir
  2. foi fantastico o seu mes de março, ainda nao li nenhum desses livros nem vi os filmes. comecei a ve 13 porques e estou amando a serie, ja amava o livro.
    adorei seu blog <3
    seguindo
    https://dose-of-poetry.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Nossa que baita resumo! Eu não conhecia esses livros e filmes.
    Nunca é tarde para conhecermos não é mesmo? Ótima postagem.

    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Amei conhecer um pouquino do que você leu e viu no mês de março.
    Achei legal que você não queria desapegar da série e dei risada!
    Já faz um bom tempo que assisti Eu, Rôbo? mas não fiz a leitura e fiquei bem curiosa para fazer.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?
    Menina do céu, parabéns. Como você consegue fazer tudo isso hein? kkkkk Seu mês foi bastante movimentado. Fico feliz por você e desejo muito sucesso para os meses seguintes. Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oii!
    Quanta coisa, como consegue? rsrs, seu mês foi bem produtivo, em Março eu conseguir ler apenas 6 livros, e já achei que foi produtivo o meu mês, e quando vi o seu! MDS rsrs
    Adorei.
    Abraços;**
    http://FebredeLivro

    ResponderExcluir
  7. Marido vive na expectativa de que uma hora vamos parar para assistir Passageiros e, eu que já estava bem meh com o enredo, depois da sua mini-resenha, tive menos vontade ainda.
    Eu gosto muito do filme Eu, Robô, mas, confesso, não consegui engrenar no livro. Longas tentativas e ele vai ficar lá, naquela pasta de livros que eu deveria ter terminado, mas nunca consegui, junto com o Moby Dick.
    No mais, também estou tentando entrar nessa de bullet journal, mas não achei um caderninho com a minha cara ainda (leia-se: um que eu compre sem me sentir assaltada). Amei sua ideia de organização das pautas e, olha, posta mais sobre ele <3. Enquanto não compro um, adoro ficar admirando o que estão escrevendo nos bujos por aí :).
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Mia, to no quarto semestre de jornalismo, começaram as matérias práticas eu to abarrotada de coisas pra resolver, mas vida que segue, né? Enfim, 5 livros? Mia do céu! E pensar que eu fechei março só com 2. Bom é que já terminei meu primeiro de abril e pretendo chegar a pelos menos 4 esse mês. Vamos ver no que vai dar.

    Com carinho,
    Conto Paulistano.

    ResponderExcluir
  9. "Os passageiros" - muito bom! Quanto ao 13 reasons why - terminei de assistir ontem. Vale a pena! Um bela reflexão!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  10. Nossa menina esse seu mês rendeu hein, eu fechei meu março com dois apenas e fiquei tão feliz que você nem imagina, os filmes que tu olhou ainda não assisti e já anotei a dica para fazer maratona.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Oie, tudo bem? Vou ter que dizer que nossos gostos são bem diferentes porque não conheço ou me interessei por metade das suas indicações de livros e filmes, mas a série da tal Juana Inés me deixou curiosa!

    ResponderExcluir
  12. Ain, quanta coisa menina do céu! E amei seu Bujo! ❤
    Beijos
    Mari
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderExcluir
  13. Eu ja assisti Passageiros e gostei muito!! Gostei muito da postagem... Não li nem um livro da sua lista! Mas quero muito ler redimida!

    http://infinitoparticulardoslivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Total abandono livros porque não sou obrigada
    Só conheço Redimida dos que você leu, embora eu não tenha interesse nessa série. Legal o projeto de reler os livros e criar teorias hahaha quero fazer isso com alguns que tenho aqui daqui a alguns (muitos) anos
    Poxa, fiquei super animada ao ver que você assistiu Passageiros, já ia comentar que também quero ver mas sua opinião me desanimou kkkkkkkkk
    Assisti 13 reasons why em menos de 2 dias. Achei o 4º episódio muito tenso, chorei demaissssss, e achei a série num geral tão pesada quanto o livro. E gostei mais por ter os pontos de vista dos outros e tal.
    Comecei um Bullet Journal esses tempos mas: abandonei. Tipo, sei lá, esqueço de usar. Acho que nunca serei uma pessoa organizada.

    Beijos
    Duas Leitoras - no Top Comentarista de Abril você pode escolher entre 4 livros!

    ResponderExcluir
  15. Olá, adoro suas postagens com os resuminhos dos meses *-* Ainda não li nenhum dos livros que você citou, mas alguns estão na minha listinha e do que você assistiu e esta assistindo eu só vi 13 Reasons Why, na verdade gostei tanto que assisti em um dia e meio <3

    Meu Mundo, Meu Estilo

    ResponderExcluir
  16. Olá! Muito legal seu post. Da lista o que tenho mais curiosidade para ler o livro A queda de Atlântida e ver o filme Passageiros. Vi o trailer, pena que não agradou, bjooooooo

    ResponderExcluir
  17. Eu adoro esses trem de organizações mas sou meio sei lá desanimo rápido kkk. Eu queria muito assistir passageiros parece tão legal, mas em mês de prova nem rola kkk.

    ResponderExcluir

 
Wink .187 tons de frio.