Vincent, a HQ mais amorzinha que existe

Vincent
Barbara Stok

144 páginas
L&PM
Ano de publicação: 2014 
Sobre o que é: um dia, Barbara Stok decidiu ilustrar a vida de um dos pintores mais incríveis que o mundo já conheceu: Vincent Van Gogh. Vincent era uma alminha atormentada e passou muito tempo fazendo tratamentos psicológicos enquanto pintava seus quadros no sul da França. A dona Barbara pegou justamente esse período e registrou tudo de uma forma bem ilustrativa pra gente conhecer melhor essa pessoa hiper talentosa que foi Van Gogh. 

Por que ele é bom? VINCENT.VAN.GOGH. Querido, mesmo que a HQ fosse ruim, seria boa só por ser sobre esse homem. Ele era claramente INFP, muito sensível, idealista e problemático, e sofria de algum distúrbio psicológico (é difícil definir essas coisas hoje em dia, mas ele tinha alucinações, crises fortíssimas de depressão e afins, que total o paralisavam por dias), porém, apesar disso tudo - ou talvez justamente por isso -, o cara simplesmente colocava algo nas suas pinturas que não pode ser encontrado em qualquer lugar. Dá pra sentir a alma dele, toda a angústia que ele sentia, quando se olha pra quaisquer uma delas. 

A noite estrelada, 1889.

Aí que a dona Barbara retratou isso da melhor forma possível. Afinal, não teria como fazer um livro sobre Van Gogh sem que ele fosse ilustrado, sem que fosse uma HQ, porque né. ¯\_(ツ)_/¯ Olha que coisa mais linda:

♥ coração quentinho ♥ 

Uma das coisas mais sensacionais da HQ é que a Barbara pegou as cartas que o Vincent escreveu pra o seu irmão, Theo, e colocou vários trechos durante a narrativa, tudo muito ilustrado e se encaixando com o contexto da história.

Por que é ruim? Não é ruim. Não tem como ser ruim. Só que: Van Gogh não era uma pessoa particularmente alegre, então há muitas passagens que dão vontade de cortar os pulsos ou de abraçar o menino Vincent em posição fetal e dizer repetidamente que tudo ficará bem. Spoiler: não vai. Mas isso não é algo que atrapalhe a leitura, apenas é questão de realmente saber que a vida do cara foi um inferno e tudo bem, porque a vida de todos nós é um inferno de certa forma. A diferença é que ele fez algo com isso, algo incrível que é admirado até hoje. Mas dá uma tristeza porque sabemos que ele se ferrou tanto por conta da total falta de empatia alheia. E talvez, se tratássemos melhor as pessoas sensíveis como ele, elas não teriam um final tão terrível assim. 

Se eu recomendo a leitura? Sim, mas é claro! É uma HQ pequenininha, li durante uma viagem de ônibus, e dá um quentinho no peito porque Van Gogh = ♥


THE FEELS

Em um quote: 
Quando o que você faz dá esperanças para a eternidade, então sua vida tem razão de ser. (p. 57) 

18 comentários

  1. Tenho grande apreço pelo trabalho de Van Gogh, não conhecia a HQ e gostei da ideia, inclusive para presentear meus amigos formados em Artes, espero que ainda não tenham. Realmente, ele não era das pessoas mais animadas. Adorei a indicação.

    ResponderExcluir
  2. Que coisinha mais fofa! Senti vontade de ler, apreciar. Van Gogh é demais. (E adoro esse ator que não sei o nome)

    ResponderExcluir
  3. Comecei a prestar mais atenção no Van Gogh quando estudei um pouco da história dele no curso de inglês (meio vergonhoso e tardio, eu sei) e a paixão aumentou ainda mais depois que assisti o ep de Dr. Who em que o Dr e a Amy visitam ele. Eu também sou INFP, então talvez seja a identificação. Concordo que não é muito fácil aprender sobre a história dele. Dá uma dorzinha no peito só de pensar que ele era tão infeliz.
    Amei a ilustração :)

    ResponderExcluir
  4. Caramba!
    Não conhecia esse livro, e já me encantei por ele. Parece ser uma historia muito gostosa de se ler, ainda mais com tantas ilustrações lindas. Amei!
    Abs
    Nizete
    Cia doLeitor

    ResponderExcluir
  5. aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa eu amo o Vincent! Quero muito esse livrinho :c

    Com amor,
    Bruna Morgan

    ResponderExcluir
  6. Ahhhh que delicinha de HQ Mia, com toda certeza eu adoraria ler, me deixou bem encantadinha e sou super apaixonada pelo Vincent, não pensaria duas vezes.
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Amo arte e tenho esse mesmo sentimento que você em relação a Van Gogh, o cara não teve uma vida linda e maravilhosa, mas a arte dele é linda e maravilhosa. Creio que quando a gente sofre psicologicamente, a gente precisa colocar isso pra fora de alguma forma, no caso de Vicent, ele pintava.
    Amei sua dica de HQ, o livro realmente parece que é pra deixar o coração quentinho ao final da leitura.
    Primeira vez que visito seu blog, achei ele um amor <3 estou seguindo.
    Beijo, www.apenasleiteepimenta.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oii
    Que legal essa HQ! Eu não conhecia, mas achei ótimo para conhecer melhor o autor! Com certeza vou querer!!
    Bjus

    ResponderExcluir
  9. Nhóim, que amorzinho! Eu particularmente sou bem desligada do mundo da arte, mas sabe que vendo você falando assim com tanto amorzinho deu uma vontade de ir num museu/galeria/exposição/sei lá e ficar admirando os quadros? Pois é!
    Uma pena que o cara era depressivo e que dê vontade de cortar os pulsos em alguns momentos. Se eu já sinto isso naturalmente, acho que essa não é uma boa leitura pra mim agora rs.
    Adorei o quote também ♥

    ResponderExcluir
  10. Ai, que amor de HQ!
    Não conheço a fundo o trabalho do Van Gogh, mas o que conheço adoro. Já tinha ouvido falar dessa HQ, mas não tinha dado tanta importância pra ela. Só que agora tô desejando com todas as forças, hahaha.

    http://sonhandoatravesdepalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Vincent Van Gogh são não é meu pintor favorito por causa de DaVinci, mas ele fica em segundo. Adorei essa HQ, é uma maneira fofa e pratica de conhecer um pouco mais do autor. Vou adicionar na minha lista. E acho que vou anotar de ideia para dar de presente pra minha prima e pros meus tios que são artistas plásticos XD

    Bites!
    Tary Belmont

    ResponderExcluir
  12. Esse Gif do final acabou comigo porque eu chorei horrores assistindo essa cena em Doctor who. HAHAHA Guria, eu tenho uma grande afeição pelo Van Gogh, quero muito dar uma pesquisada nessa HQ, achei um amorzinho! Quero quero!

    ResponderExcluir
  13. Oie
    ain deve ser uma leitura muito legal, to bem curiosa e que bom saber que é rapidinha e tao inspiradora

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oie tudo bem? Adorei a dica, estava mesmo procurando uma HQ amorzinho!

    ResponderExcluir
  15. Essa HQ é muito fofinha, já dei uma olhada por que uma amiga comprou e não tinha gostado aí ela me emprestou antes de colocar para venda.
    Obs: Parabéns por ter entrado para o Valkirias!

    ResponderExcluir
  16. Sou apaixonada pelos materiais da L&PM, essa HQ parece ser uma gracinha, quero pra ontem na minha coleção.

    ResponderExcluir
  17. Deve ser uma leitura realmente incrível. Claro que fiquei super curiosa para conhecer.

    ResponderExcluir
  18. eu amo vincent van gogh, tenho varios livros sobre a obra dele em casa e já tive oportunidade de ver de perto obras dele ao vivo em amesterdão e os detalhes são absolutamente incriveis. fiquei tão curiosa com esse livro, tenho de o encontrar aqui em peortugal :)

    Vânia
    Lolly Taste

    ResponderExcluir