Então eu li Harry Potter


Cheguei da casa do namorado há pouco tempo, almocei e fui direto me grudar em Harry Potter e as Relíquias da Morte porque PRECISAVA terminar esse livro hoje. Não sei explicar como esse tipo de decisão acontece, porque os artigos e trocentos textos da faculdade e livros que os professores passam só fazem acumular, mas acho que se a gente viver só em cima de ~responsabilidades~ fica meio perturbada e as coisas tendem a não dar certo (falando nisso, lembrei que tenho MAIS UM artigo pra ler pra amanhã e ainda nem o imprimi, risos nervosos). 

Obviamente que não poderia falar de outra coisa que não fosse Harry Potter hoje. Gente. GENTE. Eu tenho 23 anos na cara e ainda não tinha lido o final da saga porque queria ficar adiando mesmo, cês me desculpem. Mas pensei que fosse sofrer mais do que sofri, na realidade. 

A única morte que realmente me fez chorar foi a do Dobby porque DOBBY MERECIA MAIS, DOBBY MELHOR PESSOA e jamais entenderei como a vaca da Bellatrix conseguiu esfaquear o menino Dobby. As outras mortes que me chatearam foram as do casal Lupin e Tonks - pessoas queridas, pessoas bacanas e que tinham acabado de ter um filho! Parece que dona J. K. gosta de fabricar órfãos - e do Fred, obviamente, pois os Weasley são a melhor família - mas também achei que até demorou pra algum Weasley morrer porque todos estavam NA LINHA DE FRENTE e quase não tiveram perdas, é incrível. 

Agora, se vocês acham que vou lamentar as mortes de Dumbledore e do Snape... vou não. Dumbledore é uma questão complicada. Gosto dele no mesmo tanto que não gosto. Ele manipulava todo mundo e total acho que Aberforth, seu irmão, estava certo em dizer que as pessoas o idolatravam, mas que no fundo não era bem assim e ele não era tão brilhante no ponto de vista humano - mas era carismático e talentoso, e também velho, o que acabou lhe dando certa sabedoria que ele total não soube usar porque se não fosse o papel do acaso, as coisas teriam dado completamente errado. Confiar todo um baita plano desses num adolescente e NEM AO MENOS CONTAR AS COISAS PRA ELE porque achou que talvez ele sucumbiria à ideia de poder assim como ele mesmo sucumbiu na adolescência? Não parece uma coisa muito inteligente, não. Eu nem vou me alongar porque ainda quero escrever só sobre o Dumbledore, mas acho que ele morreu na hora certa. 

Já o Snape: vocês realmente engoliram aquele arco de redenção dele? Olha, eu não. E eu gosto do Snape, acho ele um BAITA personagem, talvez o mais bem trabalhado de toda a saga. Só que ele não é bonzinho, gente. Não a ponto do Harry decidir colocar o nome dele no próprio filho. Bem, mas considerando que o Harry é leonino e SENTE COISAS mais do que pensa elas, é bem plausível até. Agora, dá pra entender também por que Snape se transformou naquela criatura vai-não-vai com as trevas. Quer dizer, não é como se James Potter e sua turma fossem pessoas legais, né? Isso aí foi metade resultado de bullying de garotos babacas que acham que podem tudo, metade criação horrível dentro de uma família péssima. Dá pra entender o Snape, mas não dá pra chamá-lo de herói por isso. 

Uma coisa que me irrita muito nos filmes e um pouco nos livros é que os pais do Harry, James e Lily, são caracterizados como se tivessem uns 40 anos, com caras de velhos e ~sabedoria~, sendo que eles eram uns moleques mais novos do que eu que a recém tinham saído da adolescência. E é muito louco pensar que um bando de adolescentes derrotou um bruxo de, o quê, 70 anos, cheio de subterfúgios, poderes e alma dividida pra se tornar imortal. GENTE. 

Aliás, Voldemort é um vilão ridículo demais. Sim, ele é mau. Sim, ele é horrível e ninguém está questionando a capacidade dele. Mas ele, como pessoa, é ridículo. 

Queria continuar escrevendo, mas SO MANY FEELINGS e tenho de ir pra faculdade. Porém, 2 posts ainda sairão: um sobre Dumbledore e outro sobre os aspectos astrológicos das personagens de Harry Potter - porque todos sabemos que J. K. é chegada numa astrologia e criou seus personagens de acordo com estereótipos de signos. 

4 comentários

  1. ai eu amo tanto essa saga, mas tanto, li o primeiro quando tinha uns doze anos e os últimos fui lendo conforme foi lançado e miga, não tinha emoção maior!
    sempre me incomodou o fato do pai do harry ter sido um completo babaca e ainda assim adorado e defendido até o final, ELE ABUSAVA DO SNAPE PLMDDS PAREM DE IDOLATRAR!

    senti MUITO a morte do dobby, um pouco a do lupin e da tonks, mas nunca na vida vou superar o sirius because melhor personagem, jk não tinha a necessidade disso. e, dobre dumbledore, concordo em tudinho que cê falou sim! poderia dar tudo errado e só não deu pq era o final da saga e precisava de um final minimamente feliz e coisa e tal, mas pô, que velhinho egoísta né? conta os planos pra galera, pô.

    desculpe pelo comentário enorne, sempre me excedo em matéria de harry potter e estou sempre aberta a discussões sobre ME ADD ♥ hahaha

    ResponderExcluir
  2. ai eu amo tanto essa saga, mas tanto, li o primeiro quando tinha uns doze anos e os últimos fui lendo conforme foi lançado e miga, não tinha emoção maior!
    sempre me incomodou o fato do pai do harry ter sido um completo babaca e ainda assim adorado e defendido até o final, ELE ABUSAVA DO SNAPE PLMDDS PAREM DE IDOLATRAR!

    senti MUITO a morte do dobby, um pouco a do lupin e da tonks, mas nunca na vida vou superar o sirius because melhor personagem, jk não tinha a necessidade disso. e, dobre dumbledore, concordo em tudinho que cê falou sim! poderia dar tudo errado e só não deu pq era o final da saga e precisava de um final minimamente feliz e coisa e tal, mas pô, que velhinho egoísta né? conta os planos pra galera, pô.

    desculpe pelo comentário enorne, sempre me excedo em matéria de harry potter e estou sempre aberta a discussões sobre ME ADD ♥ hahaha

    (não tenho certeza se o comentário foi ou não, sorry haha)

    ResponderExcluir
  3. Eu sou totalmente time Snape HUE; mas ainda assim, acho que a morte de HP que mais doeu em mim foi a do Sirius. Mano, eu ACREDITEI que eles iam morar juntos, ser felizes, Harry conhecer a magia na casa do padrinho doidão... E VRÁ. JK ROWLING MONSTRA. Lupin e Tonks foi outra coisa que doeu demais (pra que matar os dois, JK??????). Dumbledore é um personagem que merece uma discussão maior sim!!! Pfvr Mia, escreva sobre!

    ResponderExcluir
  4. uma coisa que tô notando enquanto leio os livros, depois de ter assistido todos os filmes, é essa romantização que rola nos filmes. aquela coisa de bem vs mal e que nos livros não é bem assim. tipo esse lance do thiago e galerinha serem super babacas e no filme isso meio que passa despercebido, não é tão trabalhado... ou pelo menos, se é, cheguei a essa conclusão porque a minha memória é ruim e eu esqueço de algumas cenas.

    sobre as mortes, mesmo feeling. não tem como superar a morte do doby, não teeeeeem!

    ResponderExcluir