Fraude legítima

Fraude legítima
E. Lockhart
273 páginas
Seguinte
Ano de publicação: 2017 

Sobre o que é: Jule é uma guria bem louca e que não sabe viver direito em sociedade, mas se adapta a qualquer lugar porque observa bem as regras sociais de onde está pra poder passar despercebida. Imogen é uma guria milionária que está 100% nem aí e só se importa em comer bem, sair bem vestida e viver sua juventude longe dos pais doentes. Quando as duas se encontram e descobrem coisas em comum, a vida fica bem estranha e tudo começa a dar errado de um jeito que não se sabe quem é errado ou certo na história. 

Por que ele é bom? Pensem num livro de mistério envolvente. Pensem num livro de mistério tão envolvente e bem escrito quanto os livros da Agatha Christie. Pensem em personagens coerentes e que fazem sentido na vida real, mas que ao mesmo tempo são espetaculares por serem únicas. Pensem isso e teremos Fraude Legítima

Eu nunca havia lido um livro da E. Lockhart porque pessoas próximas a mim (sim, estou olhando feio pra vocês agora) me disseram que os livros dela são chatos, sem sentido e com uma narrativa péssima. Okay, não li outro livro dela a não ser esse, mas já quero ler todos porque simplesmente sensacional. 

É difícil falar desse livro pra além da sinopse sem contar spoilers no processo, então vamos falar da estrutura dele: a história é contada de trás pra frente. O livro começa no capítulo 18 e a cada capítulo retrocedemos mais um pouco na história de Jule e Imogen e vamos descobrindo aos poucos o que diabos aconteceu entre aquelas duas. Esse estilo narrativo é maravilhoso demais porque começamos num ponto em que tudo já ocorreu e só então vamos juntando pecinha por pecinha do quebra-cabeça intrincado que E. Lockhart criou. 

Outra coisa de que gostei bastante é que, apesar do livro se passar nos dias atuais, temos muitas referências de literatura clássica, especialmente a do período vitoriano - e com uma pitadinha especial de Charles Dickens, cujos livros de órfãos são pontos super importantes na vida das duas meninas. 

Isso pra não falar nas várias passagens com feminismo transbordando - sério, é simplesmente demais e vocês precisam ler isso; eu rabisquei todo o meu exemplar de tão animada que fiquei ao ler esses trechos. 

Jule assistiu a uma porrada de filmes. Ela sabia que mulheres raramente eram o centro desse tipo de história. Não passavam de um refresco para os olhos, companheiras, vítimas ou interesses amorosos. Em geral, existiam para ajudar o grandioso herói branco e heterossexual em sua jornada épica e muito foda. Quando havia uma heroína, ela era muito magra, usava quase nenhuma roupa e tinha dentes perfeitos.
Jule sabia que não parecia com aquelas mulheres. Nunca ia parecer. Mas ela era tudo o que aqueles heróis eram - e, em certos aspectos, mais ainda. 

Por que ele é ruim? ELE NÃO É RUIM, VÃO LER ESSE LIVRO!!!! 


Você vai gostar se... adora bons livros de mistério, curte Agatha Christie, estava com saudade de mistérios bem escritos e tramas com espionagem e gente completamente insana que justifica suas mais horríveis ações com uma racionalidade assustadora. 

Em um quote: 

Como a heroína de um filme de ação, Jule West Williams era o centro da história. 

~livro cedido em parceria com a editora~ 

19 comentários

  1. eu não gosto muito de livros de mistério, mas estou tentando ampliar meus horizontes literários e vou ler ele sim, ainda mais com uma resenha tão boa e feliz como a sua


    Blog Entre Ver e Viver

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu li "Os Mentirosos" dela e adorei, recomendo!

      Excluir
  2. Eu li Mentirosos da mesma autora e foi um livro mediano, mas eu gostei. Quando vi que estavam lançando esse, fiquei bastante animada, espero poder consegui-lo. Só por ter personagens que se aplicam a realidade e ser mistério já é um pontinho a mais. O que eu não sabia era das referências clássicas e fiquei bem curiosa para saber como ela cita esses autores, como boa admiradora do Charles que sou. Se cê comparou com a Agatha é porque deve ser bom demais!

    xoxo <3

    ResponderExcluir
  3. Corro agora ou depois Mia? Realmente eu sou meio louca pela Agatha e sei que essa seria uma ótima pedida para mim, a capa eu achei misteriosa de cara, não sei o que tem a esconder e a revelar e por isso adoraria ler, logo depois dessa sua resenha convincente e instigante.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. eu curto muito o gênero, nunca li nada da autora mas desconhecia essa obra em questão... tbm já ouvi opiniões acerca da escrita dela mas só eu mesma lendo pra tirar alguma conclusão...
    bjs...

    ResponderExcluir
  5. Olá, eu nunca li mentirosos, mas eu quero muito ler esse livro me parece ser do gênero que eu amo ler, suas considerações sobre o livro só aumentou a minha vontade de ler

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Amo livros de suspense e amo E. Lockhart (leia Mentirosos, por favor!) então já estou louca por essa beleza de obra!!

    ResponderExcluir
  7. Essa é a autora de Mentirosos, não é? Esse livro é fenomenal. Um soco no estômago. E só por isso quero ler Fraude Legítima, hahahahaha. Amei isso de a história ser contada de trás pra frente.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  8. Heeey!

    Gosto muito de mistério, e não conhecia este livro rs..
    Gostei muito da premissa, sua opinião me instigou muito a fazer a leitura.

    Lista de desejados só aumentando.

    Beijos

    Até a próxima!

    ResponderExcluir
  9. Oi tudo bem? Não conhecia o livro, adorei saber que ele envolve o leitor e tem um enredo baseado no mistério adoro livros assim, e já quero ler ele o quanto antes, beijos!

    ResponderExcluir
  10. Amo Agatha Christie, então se o livro a tão bom quanto, claro que merece minha atenção.
    Eu li Mentirosos da autora e me conquistou de uma forma inexplicavél, um livro que não parei enquanto não terminei.
    Adorei a dica e conhecer mais este livro desta grande escritora.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Morri de vontade de ler só por você ter comparado com a Agatha Christie, pois Agatha melhor pessoa ♥
    Também gosto dessas narrativas que são escritas de trás pra frente. Fico me perguntando se os escritores já escrevem a história desse jeito ou se escrevem na ordem cronológica e reorganizam depois de pronto.

    ResponderExcluir
  12. Oiii!

    EU não li nada da autora ainda, Mentirosos está paradinho aqui e preciso ler em breve. Gostei de saber mais sobre essa obra! Dica anotada.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  13. Hey, Mia!

    Eu to beeemmm curiosa pra ler esse livro!
    Eu já li "Mentirosos" da autora (e recomendo muito!), gostei muito da escrita dela e pretendo ler seus outros livros.
    Sua resenha só me deixou mais ansiosa pra ler esse livro. Adorei!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Ainda bem que você não se deixou levar pelas opiniões alheias e leu uma livro dela. Só lendo mesmo para saber se gostamos ou não. EU não li nada dela ainda, mas pretendo.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?
    Nossa, eu amo um bom mistério e já me interessei pelo livro! Achei interessantes a questão das referências!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Menina se tem mistérios bem desenvolvidos eu ja curto e esse autor é super bem falado pela escrita envolvente. Não conhecia essa obra e fiquei morrendo de vontade de conhecer.
    Claro que vai pra lista de leituras.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bem? Menina, então vou ler para ontem HAHAHA adorei esse seu vai ler no final, e apesar de algumas críticas negativas que vi, é um enredo que me interessa MUITO. Sua resenha só levantou pontos que gosto, e que com certeza vou levar muito em consideração. Dica mais que anotada <3
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Olá, tudo bem? Conheci esse livro em um dos eventos da Seguinte, e fiquei bem curiosa sobre o enredo. Agora que ele está ganhando mais vozes nos blogs, voltei a ter mais interesse. Sua resenha que não traz nenhum ponto negativo me deixa mais animada ainda haha já quero ler para ontem <3
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir