Leiturinhas 09

~arte da capa da nova edição de Mrs. Dalloway, pela Penguin-Companhia~

Como eu disse no post anterior, decidi separar a parte das leituras e a parte dos filmes e séries do resuminho mensal porque aquilo tava ficando gigantesco e ain't nobody got time for that. Então agora vai ser assim: um post todo dedicado a falar do que li no mês anterior e o que estou lendo no momento. 

Vamos lá. 

.lidos


♥ Comecei o mês lendo um livro que me deu trabalho mas que foi tão maravilhoso que nem me importei: Atlas de nuvens é incrível em todos os sentidos. Já falei muito sobre ele aqui, mas não canso de dizer: LEIAM ESSE LIVRO!!!! Ele tem 6 histórias que se passam em tempos e locais diferentes e todas se entrelaçam de alguma forma. É demais. 

♥ Depois li O conto da aia, que foi bem difícil porque pra mim esse livro é de terror. Foi um livro que me assustou de verdade porque além de eu conhecer vários exemplos de locais que tiveram ou têm ainda um regime teocrático em que as mulheres não possuem voz alguma, como fui criada dentro de igreja e tenho uma família extremamente evangélica, percebi várias coisas no livro que são exatamente o que eu ouvia dentro da igreja quando ainda era obrigada a frequentar - mas ainda bem que a gente cresce e escolhe o próprio caminho. Falei sobre ele aqui, mas é sempre bom ressaltar que é uma leitura necessária pra vida. 

♥ Aí finalmente consegui ler algo mais leve e bonitinho - após 2 livros pesados eu tava precisando. Apesar do que todo mundo diz, eu gosto do Paulo Coelho. 100% nem aí pra vocês que fazem bullying com o cara sem nunca o terem lido ou pra o povo que só lê "alta literatura" (eu tenho PAVOR dessa expressão completamente falaciosa) e despreza o Mago. Gosto mesmo. E amei ler Brida. Li pra o Valkirias e o texto vai sair no Dia das Bruxas, mas depois vou escrever algo sobre ele aqui também. Pra adiantar: Brida é o relato real de uma moça que um dia se mandou pra o interior da Irlanda pra aprender magia. Recomendadíssimo. 

♥ Mas todo mês tem aquele livro que leva menos estrelinhas por ser incoerente ou chato ou simplesmente não ornar com a essência. Pra mim, esse foi o A garota no trem. Uma amiga me emprestou e eu realmente queria ter gostado, sempre vejo as pessoas falando bem desse livro, de como o mistério é surpreendente, de como a autora criou todo um enredo de tirar o fôlego. Aí fui ler, e... fuén. Descobri o grande mistério já nos primeiros capítulos e a leitura se tornou arrastada, só li pra ter certeza de que estava certa mesmo e também porque raramente largo um livro pela metade. Mas olha, não foi bacana. Tem apenas um aspecto que achei legal: são 3 narradoras, todas mulheres e cada uma conta uma história de abuso - mesmo sem perceber que foram/estão sendo abusadas. Essa questão ficou bacana, mas o mistério em si, não. 

♥ Porém, como setembro foi um mês relativamente bom, consegui encerrá-lo com um livro que MEU DEUS QUE INCRÍVEL. A Paralela (selo da Companhia das Letras) me enviou a versão de prova do novo lançamento deles, Fraude legítima, e o tanto que eu amei esse livro nem dá pra dizer apenas aqui (inclusive, já falei bastante sobre ele, confiram aqui). Após ler A garota no trem, que promete ser um mistério mas acabou sendo fuén, ler Fraude legítima foi um tapa na cara de como fazer um livro de mistério que realmente vá te deixar confusa até o final da leitura. QUE LIVRÃO. Não canso de dizer. Taí um lançamento que vale a pena. 

.lendo 

Outubro mal começou e já li 2 livros, mas foram TÃO, MAS TÃO RUINS que decidi largar tudo pra o alto e reler Orgulho e preconceito, que quase nem é uma releitura, e sim uma leitura, já que faz muitos anos que o li pela primeira vez (com 17, risos) e nem lembro mais direito da história a não ser pelas falas do filme de 2005. 

Tá sendo ótimo ler esse livro porque além do fato de Jane Austen = ♥, também adoro a história e a lembrança que tinha da primeira leitura é bem diferente do que estou percebendo agora. Antes achava o Mr. Darcy o maior babaca, agora percebo que eu virei o Mr. Darcy na vibe sai de mim gente estranha, quero ficar sozinho com meus livros


Eu adoro isso porque tem certos livros que a gente sempre vai ter uma nova visão na releitura (alguns, porque tem certas coisas que não mudam mesmo). Com A insustentável leveza do ser foi assim, com O retrato de Dorian Gray também - ambos são livros que sempre me fazem ver novas coisas a cada releitura. 

Então é isso, gente. 

19 comentários

  1. Fiquei curiosa pra saber quais os livros que foram tão ruins, haha.

    ResponderExcluir
  2. Quantas leituras Mia, o que me deixou mais curiosa foi para saber a sua opinião de Brida, com toda certeza quero ler a resenha.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Quais foram esses livros ruins???
    Eu ainda não li nada da Jane, mas Orgulho e Preconceito está na minha lista há tempos!!!

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post, estou participando de um sorteio do livro O conto da aia e espero muito ganhar porque estou interessada nele. Não sabia que ele tem uma ponta de terror, estou abismada. Rs
    Nossa, que pena que você não gostou da Garota no trem, tenho ele, ainda não li, mas estou tão ansiosa pela leitura. Espero não me decepcionar.
    Beijos ❤

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Ótimas leituras heim?!
    Da sua lista, estou ansiosa pra ler "O conto da aia", mas preciso comprar primeiro. rsrs
    Conheço a historia de "Orgulho e preconceito", mas nunca li o livro, quero comprar àquela edição linda de capa dura. Aí sim, vou ler com prazer. ^_^
    Nizete
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  6. A Garota no trem, está na minha lista de desejos, quero muito ler, mas fico apreencisa quando leio "leitura arrastada", prefiro nem começar, pois é certeza que vou largar no meio.
    Fraude Legítima, li algumas resenhas e me pareceu ser bom mas o da garota tasmbém me parecia rsrsrs.
    Céus... eu nunca li Orgulho e preconceito, tenho até medo, devido a tanta espectativa que tenho, mas um dia destes eu dou uma chance a este livro.
    Adorei conhecer as suas leituras, espero que este mês seja recheado de coisas boas.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. (Minha nossa! Que capa linda! Quero esse livro só pela arte ahaha' mas já fiquei curiosa e vou pesquisar sobre o que livro trata)
    Fiquei curiosa e interessada sobre os livros que elogiou, como Atlas das Nuvens e Fraude Legítima. Sobre A garota no trem... Até que gostei, mas concordo contigo que, no quesito suspense, tem alguns melhores. No fim não achei tão ruim assim.
    Nunca li Paulo Coelho :/ mas quem sabe algum dia eu arrisque ler O Mago ou outro livro dele...
    Ah! Compartilho desse sentimento de reler um livro depois de muitos anos e ter uma nova visão, às vezes completamente diferente da primeira. Isso me faz refletir sobre como a gente muda com o tempo, mesmo que não seja tanto assim...

    Beijos <3

    ResponderExcluir
  8. Oiieee

    Eu quero muito muito muito ler Fraude Legitima. Dessa autora ja li O Historico Infame de Frankie Landau Banks e lembro que fiquei impressionada na época pela originalidade, como el amuda a trama e consegue sair do óbvio de sempre. Fraude será uma das minhas leituras de Novembro, junto com Éramos mentirosos.

    Beijos

    aliceandthebooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. É incrível mesmo como cada releitura é uma leitura diferente da inicial, adorei saber sobre os livros que cê leu e quero muito ler todos, principalmente Brida porque gostei da pequena sinopse, nunca li nada do Paulo, infelizmente. Quero ler muito Atlas de Nuvens também, já que eu li sua resenha e cê falou tão bem dele.

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  10. Não sabia que faziam bullying com o Paulo Coelho, rsrsrsrs, mas nunca me interessei pelos livros dele. Assisti A Garota no Trem, estou numa fase de assistir filmes e séries, portanto tenho deixado a leitura de lado.
    PS: amei essa imagem no início do post!
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Oie
    Atlas de nuvem parece ser muito bom, gostei do pouco que li sobre. A Garota no trem eu to louca para ler e já vi o filme, infelizmente vi antes de ler mas ainda assim quero comparar com o livro, muito legal suas leituras espero que esse mês seja ainda mais produtivo

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá, eu tenho uma vontade enorme de ler O conto da aia. Já li um livro da autora de Fraude legítima e virei fã, quero ler todos os outros dela.

    ResponderExcluir
  13. Olá!! Amei as leiturinhas, eu quero muito ler o livro: A garota do trem, amei o filme e estou ansiosa pelo livro, acho que vai ser uma excelente leitura pois a história é muito boa.
    Beijos.

    www.meumundosecreto.com.br

    ResponderExcluir
  14. Acho que você fez bem em separar os dois. Em relação a estes que você leu, só li Brida. Aliás, não tinha visto esta edição ainda.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  15. Hey,
    Que tanto de leitura.
    Estou louca para ler Atlas de Nuvens e Fraude Legítima. A garota no trem é um livro que me deixa e não deixa curiosa rs.
    Com relação ao Conto da Aia fiquei intrigada para o que você disse sobre o terror.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Haha adoro Brida. Gosto da ideia de termos várias almas gêmeas. Eu parei um livro este mês
    Leitura ruim, foi um livro q ganhei mas a história tem mel com açúcar daquelas q vc já sabe o final q simplesmente parei.

    ResponderExcluir
  17. Olá,
    Quero ler Garota no Trem, mas ainda não me animei. Este mês dei uma diminuída na leitura. Gostei de saber o que leu e quero ver as resenhas depois.
    Beijos
    www.estilo-gisele.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. O Retrato de Dorian Gray é um livro que eu necessito reler! Orgulho e Preconceito eu tenho uma edição com três livros, mas até agora não li nenhum deles #chateada
    Ótimas leituras que você fez em setembro, uma pena ter começado outubro mal kkk

    ResponderExcluir
  19. Olá.
    Quantas leituras maraaaa.
    De todos o que mais chamou minha atenção foi o Fraude legítima, e saber que ele é um tapa na cara, um "livrão" como vc mesma disse, me deixou aqui louca para ler.
    Amei o post.

    ResponderExcluir